Você está lendo...
ZF cria supercomputador universal para tornar carros do futuro inteligentes
Notícias

ZF cria supercomputador universal para tornar carros do futuro inteligentes

Processador ZF ProAI promete aumentar em 66% o poder de computação dos veículos, e reduzir consumo de energia do sistema central em até 70%

Diogo de Oliveira

31 de ago, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

ZF carros
ZF vai apresentar tecnologia que promete tornar os carros do futuro inteligentes e capazes de antever acidentes
Crédito:ZF/Divulgação

A alemã ZF vai apresentar mundialmente neste mês de setembro uma nova tecnologia para as próximas gerações de carros inteligentes. O supercomputador ZF ProAI, previsto para ganhar produção em larga escala a partir de 2024, promete tornar os carros capazes de antever situações de risco. Ou mesmo de assumir a direção, acionando freios e todos os dispositivos disponíveis para evitar ou mitigar colisões. Ele será um dos destaques da sistemista no IAA Mobility, um dos maiores salões do mundo, que acontecerá entre 7 e 12 de setembro em Munique, na Alemanha.

Segundo a ZF, a super ECU (unidade de controle eletrônico, em inglês) promete um aumento de 66% no poder de computação dos veículos. Bem como um consumo de até 70% menos energia pelo sistema central. O computador fornece percepção de 360 graus orientada por GPU (Unidade de Processamento Gráfico) de todos os dados disponíveis no carro, como medição de câmeras, radares, LiDARs e padrões de áudio.

Ao mesmo tempo, o módulo da ZF é compacto. Assim, segundo a sistemista, poderá ser instalado em ampla variedade de modelos. Ou seja, o componente é “universal”. E servirá também aos veículos comerciais. Entretanto, para ter a tecnologia, os carros precisarão avançar uma casa, pois o ZF ProAI exige arquiteturas bem mais modernas.

Publicidade


ZF carros
ZF/Divulgação

Elétricos e autônomos

O super cérebro da ZF foi feito para as novas gerações de carros que tenham arquiteturas mais modernas. Ou seja, com motores puramente elétricos e que descartem grande parte dos componentes dos modelos atuais a combustão. São arquiteturas mais simples, sem quilos de cabos e tubos, e totalmente conectadas (chassi, rodas e motor).

É mais ou menos o que anunciou a Volvo na apresentação do protótipo Concept Recharge. O modelo revelou justamente a próxima geração dos carros da marca sueca de luxo. Um dos pilares é a redução de componentes. Segundo a montadora, os próximos carros terão expressiva redução de peças. Isso porque não contarão com motores, caixa de câmbio, tanque de combustível, cabos e dezenas de outras partes.


Volvo Concept Recharge
Volvo/Divulgação

Não haverá nem mesmo caixa de direção, que será substituída pelo sistema “drive by wire” dos aviões. Dessa forma, o Volvo Concept Recharge revela uma arquitetura eletrônica superdotada de chips. É tão avançada quanto um supercomputador – exatamente como prevê a ZF. Segundo disseram os executivos da Volvo, o software vai definir os carros no futuro.

Assim, as próximas gerações de carros terão tantos chips, que toda a sua arquitetura estará completamente conectada. E a ZF pretende fornecer às montadoras o processador de todas essas informações. Por ora, a empresa não divulga detalhes do negócio. Ao Jornal do Carro, a ZF disse que “já recebeu vários pedidos importantes de montadoras de carros de passeio e veículos comerciais, porém não podemos divulgar suas marcas”.


ZF carros
ZF/Divulgação

Sem colisões

Com o supercomputador e as novas arquiteturas, os veículos entenderão (por meio de sensores e câmeras) o que está acontecendo em cada parte da carroceria. E, então, farão a leitura dessas informações em milésimos de segundo. E serão capazes de se antecipar a situações de risco, por exemplo. Isso conduzirá os carros a um cenário (hoje utópico) de zero colisões.

Recentemente, a Amazon, por meio da sua divisão de carros autônomos Zoox, afirmou que há mais de uma centena de novos dispositivos de segurança em desenvolvimento. E que o carro autônomo será tão inteligente, que poderá se antecipar às situações de risco. É como se o veículo tivesse superpoderes para antever uma batida.


Nesse sentido, para a Volvo, o “ponto de virada” da condução autônoma é a presenta do sensor LiDAR. Ele fica em posição ideal, no alto do para-brisas e rente ao teto, e permite coletar dados do ambiente ao redor. Este componente é, portanto, a peça-chave para o próximo passo no sistema de condução autônoma, que assumirá completamente o volante.

Super chip não servirá aos carros atuais

Segundo a ZF, a tecnologia ProAI foi feita para veículos definidos por software. E para suas novas arquiteturas elétricas e eletrônicas. Ou seja, o computador de alto desempenho com capacidade de inteligência artificial (AI) servirá como controlador central. Assim, pode equipar qualquer tipo de veículo. E serve a todos os níveis de direção autônoma: do Nível 2 ao Nível 5. Contudo, a super ECU não foi projetada como solução de “retrofit” para veículos já existentes.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião