ZF/Divulgação

ZF e Brembo vão lançar inédito sistema de freio com acionamento elétrico

Sistema eletrônico substitui o uso de componentes hidráulicos; Brembo e ZF apostam em aparato de freio inteligente para o futuro

Por Rodrigo Tavares 24 de mar, 2025 · 4m de leitura.

Um novo sistema de frenagem “brake-by-wire”, que dispensa totalmente o uso de hidráulica, em breve chegará ao mercado. As empresas Brembo e ZF anunciaram recentemente que assinaram contratos para seus respectivos sistemas. A Brembo planeja lançar sua versão do freio em 2026, mas detalhes como o modelo, fabricante ou segmento do veículo ainda não foram divulgados. Já a ZF revelou algumas pistas sobre sua tecnologia.

ZF/Divulgação

A ZF anunciou que fornecerá seu sistema de Frenagem Eletromecânica (EMB) para cinco milhões de veículos, incluindo 700 mil picapes pesadas. Assim, inicialmente, o sistema “seco” existirá apenas no eixo traseiro. Pois adaptar essa tecnologia às quatro rodas encareceria demais a arquitetura elétrica de 12 volts presente nos veículos atuais.


Nesse sistema, motores elétricos nas pinças apertam as pastilhas contra os discos. Enquanto isso, os freios dianteiros continuarão usando um sistema eletro-hidráulico, chamado de Integrated Brake Control (IBC). Ele combina um cilindro mestre eletrônico com um sistema hidráulico tradicional. Como os freios dianteiros são responsáveis pela maior parte da frenagem, essa abordagem permite uma introdução gradual da nova tecnologia. Assim garantindo um nível maior de segurança.

Brembo cria sistema de freio Sensify em colaboração com Michelin

Brembo/Reprodução

A Brembo, por sua vez, desenvolveu o Sensify, um sistema que vai além do EMB da ZF, utilizando motores elétricos em todas as quatro rodas para pressionar as pastilhas contra os discos, eliminando os fluidos hidráulicos. A empresa italiana também desenvolveu uma versão híbrida, que mantém parte da hidráulica para aplicações específicas, como em esportivos. O Sensify promete uma condução mais precisa, melhor desempenho e menor emissão de partículas, já que evita o contato desnecessário entre as pastilhas e os discos.


Desde 2024, a Brembo colabora com a Michelin para coletar dados em tempo real sobre desgaste, carga e aderência dos pneus, otimizando a eficiência do sistema. Segundo a Michelin, o sistema “seco” pode reduzir a distância de frenagem em até quatro metros em comparação com um sistema híbrido, além de melhorar a estabilidade lateral e evitar o travamento das rodas. Para a empresa de componentes de freio, a tecnologia de inteligência artificial integrada ao Sensify representa um novo padrão de frenagem, com o objetivo final de zerar os acidentes.

Embora a Brembo tenha sido pioneira ao anunciar um sistema de freio totalmente livre de fluidos, a ZF foi mais rápida ao lançar sua solução combinada, que integra a frenagem “seca” com um sistema eletro-hidráulico.

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