
Luís Felipe Figueiredo
Nada das conhecidas marcas Ferrari, Porsche ou Lamborghini: no Salão do Automóvel, o carro mais caro se chama Zonda R e foi fabricado pela pequenina Pagani. O superesportivo, trazido ao País pela importadora Platinuss, está à venda por R$ 10 milhões.
Com esse dinheiro é possível comprar os modelos mais caros das três marcas mais famosas expostos na mostra – e ainda vai sobrar caixa para outras extravagâncias. A mais cara Ferrari, a 599 GTO (da qual só duas deverão ser vendidas no País), custa cerca de R$ 2 milhões. O Porsche 911 GT2 RS, que terá cinco exemplares à venda aqui e tem potência de 620 cv, sai por R$ 1,5 milhão. Já o Lamborghini Gallardo Superleggera LP 570-4 sai por R$ 1,7 milhão.
E o Pagani Zonda R nem é o carro mais rápido do mundo. Esse posto pertence a outra joia exibida no mesmo estande – o Koenigsegg CCXR E-100, que tem tabela mais em conta, R$ 6 milhões. Flexível, o esportivo sueco tem 1.100 cv e atinge 415 km/h, segundo a fábrica. São cerca de 20 km/h a mais que o Zonda R.
O Bugatti Veyron 16.4, que tem motor W16 8.0 de 1.001 cv e está à venda por R$ 7,7 milhões, também é mais rápido que o Pagani, atingindo 407 km/h. A Pagani tem sede na Itália é criação do argentino Horacio Pagani. O Zonda R é uma série especial da qual só há 10 unidades.