14/05/2011 - 4 minutos de leitura.

70 anos do ícone Jeep

O termo que surgiu como apelido serviu para batizar um carro que começou sua trajetória oficial em 1941, acabou virando uma marca que é símbolo de esportividade off-road. Veja alguns dos principais fatos e veículos que marcaram essa história

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Primeiro Jeep de uso civil, CJ-2A foi feito de 1945 a 1949. Wrangler atual é seu descendente direto

Nícolas Borges

Moab, EUA – Em julho de 1941, no meio da 2ª Guerra Mundial, Jeep era um apelido para o veículo que a Willys-Overland passou a produzir para as Forças Armadas dos Estados Unidos.

Projetado para enfrentar qualquer terreno, o MB (clique aqui para ler a avaliação) – M de militar e B porque houve um MA, experimental – teve cerca de 640 mil unidades produzidas até 1945 (parte pela Ford, sob licença). Nesse mesmo ano, a linha ganhou a primeira versão civil, CJ-2A. Só na década seguinte, o termo Jeep foi registrado oficialmente e começou a aparecer nos carros.

Continua depois do anúncio

O Jeep e seus derivados se tornaram a “cara” da Willys, o que não a salvou de ser comprada em 1953 pela Kaiser. Esta, por sua vez, foi adquirida em 1970 pela American Motors Corporation (AMC), que acabou virando parte da Chrysler em 1987.

Daí em diante, Jeep virou o nome da marca de veículos fora de estrada do grupo. Entre as opções, há utilitários de luxo como o Grand Cherokee, mas o que brilha ainda hoje é o Wrangler, descendente direto do MB.

Viagem feita a convite da Jeep



Jeepster 1948 – Se o Jeep original foi criado para ‘sofrer’, este era só para curtir momentos de lazer, com capota de lona e cortinas plásticas. Tração era só nas rodas traseiras (Foto: Jeep/Divulgação)


CJ-5 1955 – Lançada em 1955 nos Estados Unidos, esta geração foi produzida no Brasil de 1957 a 1983. As linhas mais arredondadas vieram de um modelo militar de 1951 (Foto: Jeep/Divulgação)


Wagoneer 1963 – Lançado em 1962, foi o primeiro veículo 4×4 a oferecer transmissão automática. Outra primazia entre os ‘traçados’ foi a suspensão dianteira independente



Cherokee 1984 – Há 27 anos, chegava ao mercado norte-americano o primeiro Jeep a ter estrutura monobloco. Essa geração foi produzida até 2001 (Fotos: Barry Hathaway/Jeep)

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Max Drive

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

R$ 134.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 Sport

VER TODAS AS OFERTAS