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Abarth faz 70 anos cheia de história para contar
História

Abarth faz 70 anos cheia de história para contar

Fabricante de esportivos teve sucesso nas pistas e foi comprada nos anos 70 pela Fiat, com quem fez lendária parceria. Abarth voltou a fazer carros em 2007

Igor Macário

20 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Fiat 131 Abarth Rally foi um dos modelos mais bem sucedidos da Abarth
Crédito:Fiat/Divulgação
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Quem se lembra dos Fiat Stilo e 500 Abarth vendidos no Brasil em épocas diferentes pode não saber a rica e gloriosa história do sobrenome dos dois carros. Embora denominem versões esportivas dos Fiat há cerca de 20 anos, a subsidiária de carros alto desempenho da marca italiana completou 70 anos de funcionamento. O aniversário foi no último dia 31 de março.

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A Abarth foi fundada em Bolonha por Carlo Abarth em 1949 com o maquinário da falida Cisitalia e começou a produzir naquele ano o 204A. Os primeiros Abarth foram feitos a partir de carrocerias não finalizadas dos Cisitalia. Eles logo ganharam notoriedade ao ganhar corridas de subida de montanha na Itália já em 1950. Além dos modelos esportivos, a Abarth também produzia acessórios para melhorar a performance dos Fiat, Lancia, Simca e para os próprios Cisitalia mais antigos.

Em 1951, a Abarth se mudou para Turin, e no ano seguinte fez sua primeira colaboração com a Fiat. A fabricante produziu o Abarth 1500 biposto, com mecânica Fiat.

Nos anos 1960, a marca foi bem sucedida nas corridas de montanha e pista, com motores desde 850 cm³ a 2.000 cm³. Competiu de igual para igual com Porsches e Ferraris da época. A fab, aliás, chegou a trabalhar com a Porsche em alguns modelos.


Em 1971, a Abarth foi finalmente comprada pela Fiat diretamente do fundador. Sob comando da empresa maior, a marca se tornou a divisão esportiva da Fiat, comandada pelo engenheiro de motores Aurelio Lampredi. A Abarth fez carros de rali para as marcas do Grupo Fiat ao longo da década de 70 com muito sucesso.

Abarth vira versão esportiva

Dez anos depois da compra pela Fiat, a marca como empresa deixava de existir, sendo substituída pela Fiat Auto Gestione Sportiva. Ela ficou responsável por gerenciar os programas de automobilismo da Fiat até 1999.


Ao longo dos anos 80, 90 e 2000, o nome Abarth foi usado em versões esportivas dos Fiat. Houveram versões de Uno, Bravo, Punto, Cinquecento e 500 com emblemas Abarth. Eles, no entanto, não foram produzidos pela empresa.

Isso durou até 2007, quando a antiga empresa voltou à ativa. Em fevereiro daquele ano, a Abarth & C. S.p.a. foi restabelecida, sob total controle da Fiat.

A marca lançou os Abarth Grande Punto, que teve várias versões entre 2007 e 2013. Depois, vieram os  500, ainda à venda na Europa.


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