No dia 26 de março o único Alfa Romeo feito exclusivamente para o mercado brasileiro faz aniversário de 40 anos. O quarentão em questão é o 2300, que traz na grade o “cuore esportivo” da marca e ainda não dá sinais de cansaço.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Alfa 2300 Ti4 1984: raro e em ótimo estado
Derivado da Alfetta italiana, pode-se dizer que o 2300 é um FNM melhorado que, apesar de ser menor, chegava a rivalizar com o Ford Galaxie por ter um nível de acabamento excelente e uma lista recheada de equipamentos.
Como parte de seus festejos de 40 anos, o sedã ganhou uma carava de aficionados que partiu hoje (22) do estacionamento do estádio do Pacaembu e passará por diversas cidades, como Curitiba (PR), São José dos Campos (SP), Xerém (RJ) e Betim (MG). Inclusive, na data exata que fará aniversário, o 2300 terá uma festa especial na cidade fluminense em frente à antiga fábrica da FNM, que começou a fazer o primeiro Alfa brasileiro, o JK, em 1960.
Entre os modelos que vão seguir em caravana, há um Alfa 2000, que inspirou o JK, o próprio 2150, e um 156 Collezione em edição limitada.
Marcelo Paollo, organizador da viagem de 2.300 quilômetros e dono do 2300 madrinha, disse que a intenção foi chamar a atenção para um carro muito importante para a história da indústria automobilística. “O 2300 é o único Alfa Romeo feito fora da Itália exclusivamente para algum país, por isso é muito legal ter uma na garagem”, afirma Paollo, que fará a viagem junto da filha Isabela, de 12 anos. Ela e Guilherme, seu outro filho, de 14 anos, jura o pai, já são apaixonados pela marca também.
Segundo o diretor para a América Latina da Agência Nacional de Turismo da Itália, Salvatore Costanzo, apoiar um evento como esse, de uma marca tipicamente italiana, em um País tão ligado à Itália, reafirma a potência cultural de ambos e mata um pouco da saudade dos italianos que vivem no Brasil de sua terra natal.