Luís Felipe Figueiredo
Amanhã a Anonima Lombarda Fabbrica Automobili (Fábrica de Automóveis Anônima da Lombardia, em português) celebra 100 anos de fundação. Criada em 24 de junho de 1910, a italiana Alfa Romeo, que atualmente pertence ao Grupo Fiat, surgiu a partir da Società Anonima Italiana Darracq, do francês Alexandre Darracq. No início era chamada apenas Alfa – a sigla acima.
Seu primeiro carro, criado pelo engenheiro Giuseppe Merosi, foi o 24HP – o nome é referência à potência do motor. Começava a saga do cuore esportivo (coração esportivo, em português).
O sobrenome veio em 1920, quando foi comprada por Nicola Romeo. O primeiro com o nome Alfa Romeo foi o 20-30HP. Com ele veio o início do sucesso nas pistas – Enzo Ferrari foi um de seus pilotos. Após enfrentar crises nos anos 1920 e depois da Segunda Guerra, a Alfa chegou a ser disputada por Ford e Fiat, já nos anos 80. A italiana acabou por comprá-la.
No Brasil, a marca teve duas passagens. A primeira foi com o 2000, feito sob licença pela Fábrica Nacional de Motores (FNM). Durou até 1987, com o 2300, já produzido pela Fiat. Voltou nos anos 90, com o importado 164. Conturbada, essa fase durou até 2006, com o 147. Agora ensaia um retorno – o MiTo é possibilidade.