Alfa Romeo Giulia e Stelvio 2020 revivem uma história de belas máquinas

Alfa Romeo tem história longa de modelos belos e chamativos. Esportividade e requinte fazem parte da cartilha da fabricante

alfa
Alfa Romeo Giulia e Stelvio passaram por pequenas mudanças para 2020 Crédito: Alfa Romeo/Divulgação

Se há uma qualidade que desponta em relação às demais nos Alfa Romeo é o visual de seus carros. Os esportivos, SUVs e sedãs da marca fogem do comum e trazem elementos chamativos, como a característica grade frontal triangular. O “cuore sportivo” é marca registrada de todos os modelos da marca e deixa os Alfa Romeo radicalmente diferentes de qualquer modelo alemão ou norte-americano.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Mesmo nos carros atuais, o “cuore” continua vivo, sendo aprimorado a cada reestilização. Foi o caso do sedã Giulia e do SUV Stelvio, que foram levemente reestilizados na linha 2020 que começa a chegar às ruas. Os modelos mantiveram as linhas esportivas, acentuadas nas versões Quadrifoglio, com um belo V8 de 510 cv sob o capô.

Giulia e Stelvio trazem linhas mais arredondadas, sem o ar sisudo de outros modelos do segmento. Por isso, chamam atenção por onde passam. O cuidado com o desenho das peças continua no interior, com cabines luxuosas e painéis elegantes.

Além dos modelos atuais, a Alfa Romeo tem carros icônicos em seu currículo. Modelos produzidos particularmente nos anos 50 e 60, que deram origem às linhas hoje reproduzidas com toques modernos. Carros como os Alfa Spider, Giulia e 33 Stradale dos anos 60 são verdadeiras jóias sobre rodas.

Colaborações

Existiram ainda colaborações de estúdios de design renomados, como o Zagato. A parceria deu origem ao curioso SZ, uma espécie de mistura entre hatch e cupê do fim dos anos 80, com motor V6 e tração traseira. O modelo é raro, com cerca de 1.300 unidades produzidas entre 1989 e 1994.

Nas linhas mais “comuns” da Alfa, os sedãs 164 e 166 exalavam suntuosidade executiva, com perfis esportivos e muito luxo na cabine. Até as costuras dos bancos eram características da Alfa, com direito a couro Poltrona Frau e várias amenidades.

alfa
Alfa Romeo 166 – Alfa Romeo/Divulgação

Clássicos modernos

Um dos mais recentes ícones de design da marca foi o esportivo 8C Competizione. O modelo foi lançado em 2007 com motor V8 de 450 cv e um visual de tirar o fôlego. O modelo foi criado no próprio Centro Stile Alfa Romeo justamente para homenagear os clássicos Alfa esportivos dos anos 50 e 60. O carro chegou a fazer parte da enorme escultura do Festival de Goodwood de 2010.

alfa
Alfa Romeo 8C Competizione – FCA/Diuvlgação

O 8C também deu origem ao modelo que é considerado um dos carros mais bonitos da história, o Disco Volante. O modelo foi criado pela Carrozzeria Touring em 2013 sobre a plataforma do 8C. Apenas sete unidades do Disco Volante foram produzidas.

Mais recentemente, um “mini” 8C ainda foi criado, o 4C. O pequeno esportivo também evoca os tempos do Alfa Romeo Spider dos anos 70 e foi lançado em 2013. Com motor central-traseiro de 240 cv, o 4C pesa menos de uma tonelada e também é produto do centro de estilo da marca. O desenho do carro foi premiado diversas vezes e o conceito foi eleito o mais bonito no Concorso d’Eleganza Villa d’Este de 2012.

alfa
Alfa Romeo 4C

 

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais