Luís Felipe Figueiredo
A história deste Volkswagen Fusca 1954 é tão peculiar quanto ele próprio. No dia em que marcamos a sessão de fotos o carro havia acabado de trocar de dono. E destrocou no dia seguinte! O proprietário, o empresário Pirajara Arruda Júnior, o havia vendido a um amigo, que não se adaptou aos bancos do “Besouro” e o devolveu.
Agora Arruda poderá curtir um pouco mais o carro, cuja restauração ficou pronta há dois meses. O trabalho levou um ano e foi feito em ritmo intenso. O Fusca não tinha bancos e volante e o motor estava dentro do carro. “Ao menos os documentos estavam em dia”, conta Arruda. As peças foram todas compradas pela internet, a maioria delas em leilões. “As lentes dos faróis vieram da Grécia e são originais de época”, explica Arruda.
O empresário foi detalhista. Os frisos internos e externos são vincados e também foram encontrados no exterior, assim como o rádio Blaupunkt – para recepção de ondas curtas e médias. A partida do motor é por um botão no painel.
Abaixo você pode conferir as fotos do Besouro. Para visualizá-las em tela cheia, clique no ícone de expansão no pé da foto. Para saber mais sobre o carrinho, clique depois em “Mostrar Informações” quando em tela cheia. E leia mais no Jornal do Carro deste sábado (21).