Quando chegou ao BMW Classic Center, em abril deste ano, o cupê BMW 3.0 CSi 1972 desta reportagem não trazia mais o brilho original. Nas quase quatro décadas em que rodou pela Europa, o modelo teve a carroceria maltratada, problemas na parte eletrônica e o acabamento interno desgastado.
“Incontáveis horas de trabalho depois”, conforme informações da BMW, esse 3.0 CSi se tornou o primeiro trabalho concluído para cliente particular do Classic Center. O local é o centro de restauração da fabricante em Munique, Alemanha.
O departamento voltado a consumidor do Classic Center foi inaugurado no início deste ano. O centro deixou o 3.0 CSi como ele era 38 anos atrás. Para obter esse resultado, a empresa consultou seus arquivos e descobriu cores e peças utilizadas na época. O valor do serviço não foi divulgado.
O proprietário do carro, que não teve seu nome revelado, pediu a restauração completa do esportivo e fez apenas uma exigência: a troca do câmbio manual original, de quatro marchas, por um automático.
Precursor do M3, o 3.0 CSi nasceu em 1971 como versão mais apimentada do 2.800 CS. Seu motor seis-em-linha gera 200 cv. Durante os quatro anos de produção foram vendidas 8.144 unidades.