
O aposentado Eduardo Pessoa de Mello perdeu as contas de quantas viagens já fez à Alemanha desde 1977. Mas se engana quem pensa que ele só trouxe recordações na mala. “Junto com elas vinha uma porção de peças para ele”, brinca. “Ele” é o BMW 326 Cabriolet B 1936.
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O conversível pertencia a um amigo de Mello, proprietário de uma oficina no bairro do Butantã, na zona oeste. Logo que o comprou, o aposentado providenciou reformas mecânicas e funilaria, mas resolveu não dar continuidade ao processo por causa de projetos pessoais.
O carro, que já não era utilizado pelo proprietário anterior, permaneceu parado até 2003, quando Mello resolveu vendê-lo. Porém, foi convencido pelo filho a continuar com o BMW. “Sendo assim, parti para uma segunda restauração. Precisei desmontar todo o carro novamente porque o que estava feito desde a década de 1970 já não tinha mais serventia”, relembra.
A bateria, as partes cromadas, a tinta da carroceria e o couro dos bancos são brasileiros. O restante das peças, o aposentado teve que ir buscar na Alemanha, como o tecido da capota e os pneus. Mas a “ressurreição” do BMW ainda não foi concretizada. Mello ainda aguarda vir do país germânico o pinhão do motor de arranque. “É o componente que falta para o carro finalmente poder andar.”
História.
O 326 foi uma ideia do engenheiro-chefe da BMW Fritz Fiedler e do projetista Alfred Böning para a produção do primeiro modelo aerodinâmico da marca alemã.
O automóvel foi apresentado no Salão de Berlim de 1936. Desenhado por Peter Schimanowski, os destaques eram as portas do tipo “suicidas”, o para-brisa bipartido e a famosa grade dianteira da marca, conhecida como “duplo rim”, que já havia marcado presença no 303.
O 326 foi lançado nas versões sedã e conversível – neste caso, com dois ou quatro lugares. O motor seis-cilindros em linha rende cerca de 50 cv de potência e possui dois carburadores, tração traseira, sistema elétrico de seis volts e câmbio manual de quatro marchas.
A produção, que totalizou 16 mil unidades, foi encerrada em 1941, dois anos após o início da Segunda Guerra Mundial.