BELISA FRANGIONE
O administrador Fábio Ferreira é um grande fã do Fusca. Dono de um Volkswagen 1975 cor Laranja Outono, há cerca de dois anos ele conheceu um colecionador em Santo André, no ABC Paulista, que estava vendendo o “besouro” Verde Amazonas 1966 das fotos desta página.
“A restauração do carro estava em andamento. Faltava a tapeçaria e as peças cromadas, que optei por importar da Alemanha para dar mais originalidade”, diz Ferreira sobre o Fusca, que é cheio de detalhes.
Um dos principais é o chamado “interior pijaminha”, ou seja, estofamento branco com detalhes de tecido listrado. Os piscas dianteiros são do tipo “sorriso curto” (feitos de plástico com cobertura cromada).
O VW recebeu itens que só passaram a vir no Fusca em 1967. É o caso das rodas de cinco janelas, que, segundo Ferreira, melhoram a ventilação dos freios, e sistema elétrico de 12 volts – até 1966, o carro tinha o de 6 volts.
“Optei por fazer essas mudanças porque gosto de usar meus carros. Com isso eles ficaram mais seguros.”
O besouro também ganhou cintos de segurança, que não tinha. Isso porque foi fabricado pouco antes da entrada em vigor do Projeto de Lei 3.638, de 2 de maio de 1966, que tornava o item obrigatório nos carros vendidos no País.
No mais o VW é 100% original. Tem motor de 1.200 cm³ e 36 cv, freio a tambor nas quatro rodas e câmbio de quatro marchas.
Ferreira espera que a paixão pelo Besouro contagie Sofia, sua filha de cinco meses. “O quarto dela foi decorado todo na cor rosa e é repleto de quadros do Fusca”, diz, rindo.