
Leandro Alvares
A paixão de Balbo Santarelli por carros com motor V8 fica evidente nos números. Mais de 20 modelos com essa configuração de propulsor já passaram pelas mãos do presidente do Automóvel Clube de São Caetano do Sul. Mas o Ford Maverick Super Luxo 1974 das fotos desta página foi o único a conquistar um lugar especial no coração dele.
“Foi um sonho alimentado desde que eu era um garoto: ter um ‘Maveco’ equipado com um ‘vê-oitão’ de ronco único”, afirma.
Seu plano inicial era personalizar totalmente o modelo, comprado em 2005 de um senhor de São Paulo. “Mas ele estava perfeito de lataria e com apenas 70 mil quilômetros rodados. Por isso, resolvi manter a aparência bem próxima da original e retrabalhar a parte mecânica.”
Do motor 302 original, de 4,9 litros e 199 cv, só restou o bloco. “Mudei tudo para melhor. A alimentação, por exemplo, que antes era feita por carburador de corpo duplo Weber 44, agora utiliza quatro”, conta.
Santarelli também adicionou itens que não existiam no carro, como freio a disco nas quatro rodas, ar-condicionado e direção hidráulica. “Os amortecedores são de competição, para deixá-lo mais estável em curvas.”
Com as modificações, o V8 desse Ford passou a gerar 450 cv, segundo seu proprietário. Ele diz que guiar o carro ficou ainda mais prazeroso. “É gostoso de pilotar até no trânsito, está bem acertado, macio e rápido.”
Velocidade, aliás, é um capítulo à parte. “Já cheguei a 80 km/h em primeira marcha, 140 km/h em segunda e 190 km/h em terceira. Então, tirei o pé do acelerador ao engatar a quarta.”
Apesar do trabalho de quatro anos para deixar o Maverick como está, Santarelli diz que o venderia sem receio. “Por R$ 90 mil ele vai embora. Do contrário, só sai para encontros de antigos.”
FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE