
BELISA FRANGIONE
A Chevrolet Apache 1958 das fotos desta página é a mais recente integrante da coleção de clássicos do engenheiro paulistano César Corazza Nieto. A picape chegou às suas mãos para realizar um antigo sonho de sua esposa, a empresária Sônia.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
“Quando eu tinha 5 anos, caminhava por uma estrada de terra em Lavras (MG) com meu pai quando ele foi baleado na cabeça. Surgiu um homem em uma picape, que o levou para o hospital, salvando a vida dele. Naquele momento decidi que teria uma daquelas”, ela conta.
Pela descrição que Sônia deu ao marido, ele “descobriu” que se tratava de uma Chevrolet 3100, modelo norte-americano que passou a ser feito no Brasil, onde recebeu o apelido de “Martha Rocha” em alusão à Miss Brasil 1954, por causa de seus detalhes em curvas. A 3100 deixou de ser produzida nos EUA em 1957, dando lugar à Apache.
Há cerca de quatro meses, a chance de realizar o sonho de Sônia surgiu em um site da internet. Nieto viu um anúncio de uma Apache à venda em Denver (EUA). “Não era a Martha, mas se parecia muito. Tenho um amigo que mora naquela cidade e pedi que ele desse uma olhada no carro. Com a confirmação de que a picape estava em ótimo estado, fechei negócio”, diz ele.
A Chevrolet chegou há um mês e ainda não foi emplacada. Enquanto isso, Nieto está refazendo a mecânica do modelo. Em sua casa há um galpão com várias ferramentas e os manuais de seus carros. “Eu mesmo faço o serviço. Só mando à oficina quando se trata de algum retoque estético.”
A Apache do engenheiro tem motor V8 283, que corresponde a cerca de 4,6 litros, e câmbio manual de quatro marchas. No velocímetro, a máxima é de 100 milhas por hora (aproximadamente 160 km/h).
Coleção – O primeiro clássico de Nieto foi um Camaro 1973, comprado há 27 anos. Depois do Chevrolet vieram um Buick 1952 e um Fusca 1977, entre outros. “Os carros antigos contam a nossa história.”