Você está lendo...
Carro do leitor: veja o Fusca 'Horácio'
Carro do leitor

Carro do leitor: veja o Fusca 'Horácio'

Modelo na cor verde recebeu autógrafo do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa

16 de nov, 2014 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carro do leitor: veja o Fusca 'Horácio'
Modelo 1974 na cor verde Hippie recebeu o autógrafo de Mauricio de Sousa

Entre as mais de 21 milhões de unidades do Fusca produzidas do mundo, 3.367.390 apenas na planta da Volkswagen em São Bernardo do Campo, o exemplar verde desta reportagem, de 1974, com certeza é um dos que chamam muito a atenção por onde passam. O modelo do engenheiro Ervin Moretti, de 60 anos, ficou conhecido como “Fusca Horácio”.

O apelido surgiu quando o leitor começou a carregar uma pelúcia do personagem do dinossauro criado por Maurício de Sousa. “Ganhei o Horácio de um amigo em 2006, um ano após a compra do Fusca”, relembra.A identificação ganhou mais força quando Moretti visitou os estúdios do cartunista, há cerca de dois anos. “Depois de conhecer a minha história com o personagem, o ‘pai’ da Mônica autografou o porta-luvas do carro”, conta.

Publicidade


Valente. O Volkswagen com motor 1.300 foi comprado por Moretti de uma vizinha, que por acaso contou ao leitor que estava vendendo o carro. Com alguns pontos de ferrugem e a pintura queimada por ter ficado durante muito tempo ao relento, o “Horácio” só precisou ser repintado na cor original, chamada de verde Hippie.

Conforme relatos de Moretti, o modelo tem 174 mil quilômetros rodados e nunca foi reparado. “Apenas faço os ajustes necessários e cuido da manutenção preventiva”, explica o leitor. Ele conta também que já foi com o Fusca a Tiradentes e Araxá, ambas em Minas Gerais, onde o veículo participou de encontros de clássicos. Em São Paulo, o Fusca já recebeu prêmios nos eventos de Águas de Lindoia, Águas de São Pedro, São Caetano do Sul e Santos.

Os passeios de Moretti com o Fusca sempre são feitos ao lado da esposa, Flávia Franco. “Colocamos a camiseta com a estampa do personagem Horácio e nos divertimos muito”, conta. Além do Volkswagen Fusca, Moretti acaba de comprar uma Kombi vermelha, fabricada em 1973, que já recebeu o apelido de Mônica (veja galeria). Na garagem, há também um Ford Escort marrom, de 1985, que é carinhosamente chamado de Cascão. “Falta pouco para completar a turma”, brinca.


Outro desafio que Moretti terá é o de assumir a presidência do Fusca Clube do Brasil, no ano que vem. A entidade, que foi fundada em 1985, conta atualmente com mais de três mil associados.

Deixe sua opinião