O segmento de minivans nos Estados Unidos surgiu há 30 anos. O início foi marcado pelo lançamento da Dodge Caravan, em 1984. Desde então o Grupo Chrysler, que acaba de ser comprado pela Fiat e do qual a Dodge faz parte, vendeu 13 milhões de unidades desse tipo de veículo no mundo inteiro.
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E, para celebrar o aniversário, lançou no mercado norte-americano edições especiais da Dodge Grand Caravan e da Chrysler Town & Country.
Mas as minivans não surgiram nos EUA. Primeiro modelo da categoria, a Nissan Prairie foi lançada em 1982, no Japão.
Juntamente com a Chrysler, a francesa Renault inaugurou o segmento na Europa, com a Escape, também em 1984.
As minivans surgiram em uma época em que não era muito comum as famílias terem mais de um carro na garagem de casa. Elas prosperaram por oferecer versatilidade para acomodar várias pessoas e bagagens.
Além do bom espaço, esses veículos se caracterizam pela oferta de um grande número de porta-objetos. Outro destaque são os equipamentos de entretenimento e soluções voltadas para atender as crianças.
No Brasil o segmento surgiu com força no fim dos anos 90. Nessa época foram lançadas a Renault Scénic e a Xsara Picasso, primeiro modelo feito pela Citroën no País, além da Chevrolet Zafira – todas já deixaram de ser produzidas.
Esses modelos perderam espaço para os utilitários-esportivos compactos. Atualmente, entre as poucas opções nacionais estão a Nissan Grand Livina e a Chevrolet Spin.