O comerciante Luiz Cláudio de Almeida conta que o dono anterior rodava cerca de 600 km por mês com o caminhão. Foto: Sérgio Castro/AE
Por Nícolas Borges
Quem cruzar com este caminhão Chevrolet Brasil 1959 na rua pode achar que viajou no tempo. Afinal, não se trata apenas de um modelo antigo. Com o baú decorado por uma famosa marca de biscoitos, ele parece que está prestes a fazer uma entrega no supermercado mais próximo. O que não seria impossível, já que há pouco tempo era essa a sua utilização.
“O dono anterior trabalhava regularmente com ele, rodando cerca de 600 km por mês”, afirma o comerciante Luiz Cláudio de Almeida, que comprou o caminhão no último dia 12. A decoração do compartimento de carga foi colocada pelo proprietário anterior, por sugestão da empresa de alimentos.
Apesar do uso constante, o Chevrolet está em ótimas condições, de acordo com Almeida. “Tirando detalhes de acabamento, ele está inteirão.” Fora o motor, tudo é original. De seis cilindros em linha, o propulsor GM foi trocado por um Mercedes-Benz do L1111.
Por dentro da cabine, o laranja original da carroceria surge em várias partes de chapa aparente, como o painel e as portas. Tudo ali também é da época, exceto o volante. “Vou procurar um original”, diz Almeida, que pretende manter o caminhão na ativa.
“Eu o comprei com o objetivo de fazer dele uma loja itinerante”, conta. A pintura será mudada para uma cor como a verde-oliva, para combinar com os produtos militares antigos que Almeida comercializa. Segundo ele, o baú – dos anos 40 – se encaixa bem nos seus planos. “Tem o tamanho certo e as divisórias são de pinho-de-riga ou peroba, que não dão cupim.”
Carregado de história
O Chevrolet Brasil foi batizado assim por ser o primeiro veículo que a montadora fez no País, na fábrica de São José dos Campos, no interior, em 1958. O exemplar das fotos desta página tem muita bagagem. Almeida é só o terceiro proprietário dele. O anterior ficou com o caminhão desde 1965, após comprá-lo de um tio.