Você está lendo...
Citroën faz 100 anos de inovação
História

Citroën faz 100 anos de inovação

No centenário da marca criada por André Citroën, relembramos soluções lançadas pela francesa como tração dianteira e suspensão pneumática

José Antonio Leme

10 de jul, 2019 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

citroën
TRACTION AVANT, PRIMEIRO CARRO DE TRAÇÃO DIANTEIRA
Crédito:CITROËN/DIVULGAÇÃO

A Citroën acaba de celebrar 100 anos de uma história marcada pela inovação. A começar pelo duplo Chevron, símbolo da marca, que reproduz o desenho do de duas engrenagens helicoidais e surgiu em uma época em que o comum era o uso de sistemas com dentes retos.

Em abril de 1919, a empresa criada pelo engenheiro francês Andre Gustave Citroën, anunciou o lançamento do Type A. O primeiro veículo da companhia surgiu em julho do mesmo ano, com motor de quatro cilindros e 1,3 litro que podia acelerá-lo a 65 km/h.

Para mostrar a robustez de seus carros, Citroën criou o “Scarabée d’Or” (Escaravelho de Ouro). Em 1922, o modelo com pneus no eixo da frente e lagartas atrás desbravou as areias do deserto do Saara, na África e se tornou o primeira veículo a concluir tal façanha.

Publicidade


Em 1934, surge o Traction Avant, primeiro carro do mundo com carroceria monobloco e tração dianteira. Por ter menos componentes na transmissão, caso do eixo cardã presente em veículos com tração traseira, o modelo era mais leve e eficiente, tanto na entrega da força do motor às rodas quanto em consumo de gasolina.

citroën
CITROËN/DIVULGAÇÃO


‘FUSCA FRANCÊS’

O 2 CV foi um dos Citroën mais emblemáticos. O projeto do carro, que ficou conhecido como o “Fusca francês”, começou antes da Segunda Guerra. Mas ele só ganhou as ruas após o conflito, em 1948.
A alusão ao alemão se deve a aspectos como o baixo custo e a valentia. A única grande alteração implementada no carro até seu fim de linha, em 1990, foi a suspensão independente.

Mas o 2 CV não foi o único Citroën a fazer história. O DS chegou em 1955 e brilhou pelo visual ousado, por ter freios a disco e por “popularizar” a suspensão hidropneumática desenvolvida pela companhia.
O Mehari, por sua vez, entraria para a história por ter carroceria feita de plástico. O simpático jipinho feito entre 1968 e 1987 era imune à corrosão.

No Brasil, um dos carros mais importantes da marca foi o Xsara Picasso. Com cinco bancos e amplo espaço interno, a minivan foi o primeiro Citroën feito na fábrica de Porto Real (RJ), inaugurada em 2001.


GUIANDO O TRACTION AVANT

Durante as celebrações dos 100 anos da marca, pudemos guiar um Traction Avant de 1956. O carro pertence a um colecionador brasileiro. A porta, do tipo suicida (abre-se para trás), facilita entrar na cabine. Para dar a partida, é preciso acionar a embreagem.

Piso fundo no pedal, giro a chave e o motor pega de primeira. O freio de estacionamento é uma alavanca centralizada sob o painel, longe do motorista.

A alavanca de câmbio fica no painel, à direita do volante, e os engates são em forma de “H”. A primeira só engata com o carro parado – há três velocidades à frente, mais ré. Como não há sincronizador, é preciso cuidado nas trocas de marcha.


Lanternas e setas são pequenas. Na dúvida, é bom por o braço para fora para sinalizar. É preciso algum tempo para o motorista se habituar com a dianteira comprida e o volante de respostas lentas.

O rodar suave surpreende. O mérito é da suspensão dianteira independente e do sistema traseiro com eixo de torção. O motor 2.9 de seis cilindros em linha gera 15 cv. Com ele o carro alcançava os 130 km/h, segundo dados a Citroën.


Deixe sua opinião