Sucesso de vendas no Brasil por anos, o VW Gol começou, ainda em 1980, extremamente sedado. Usando o motor do Fusca, mas colocado à frente e tracionando as rodas dianteiras, estava longe de ser digno da palavra “desempenho”. Contudo, após corrigido o problema com o boxer 1600 e depois com motores refrigerados à água, faltava-lhe algo a mais: uma versão esportiva. É aí que começa a história do Gol GT 1.8.
Assim, em 1984, nascia o primeiro modelo esportivo da linha quadrada: o Gol GT, que recebeu a mesma mecânica AP-800S do sedã médio Santana: o motor 1,8 litro a Álcool, carburado, de 99 cv (declarados) e 14,9 mkgf de torque. Considerado mais arrojado que o então Passat TS, o modelo tinha a clara intenção de combater outro modelo: o Ford Escort XR3, cujo motor CHT 1,6 litro não empolgava tanto, mas incomodava.
Baixo peso e dinâmica eram elogiáveis no GT 1.8
Aliados ao GT 1.8 estavam, além da mecânica, o baixo peso (950 kg) e a dinâmica, diferente dos demais modelos da linha Gol. O esportivo recebeu um acerto de suspensão mais rígido (molas e amortecedores de maior carga), que facilitava curvas em média velocidade, garantindo estabilidade. Além disso, tinha freios melhores, com pinças mais fortes. O modelo usava rodas de 14 polegadas e pneus 185/60.
Mais potente que o rival da Ford, o GT 1.8 usava inicialmente transmissão manual de quatro marchas, logo substituída por uma unidade de cinco marchas, usada até o final da linha. Com a modificação, testes de época dão conta de um 0 a 100 km/h na casa dos 10 segundos, e velocidade máxima de 176 km/h, números que só seriam batidos por outro modelo, de mesma mecânica, porém mais equilibrado: o Passat GTS Pointer.
Mas voltemos ao Gol. Além da dinâmica, o modelo se destacava pelo visual, propositalmente esportivo. No vidro traseiro, um grande logo “GT” era gravado no vidro, para que não restassem dúvidas de qual modelo se tratava. Faixas pretas na carroceria, a inscrição “GT 1.8” nas laterais e faróis de milha e longo alcance na dianteira diferenciavam das versões normais. Além disso, os famosos bancos Recaro, volante menor emprestado do Passat TS, painel alaranjado com conta-giros e escapamento Kadron de ponteira dupla fechavam o visual.
VW Gol GTS 1.8 sucedeu o modelo esportivo
Entretanto, como tudo tem um fim, o primeiro esportivo da linha Gol durou pouco. Em linha entre 1984 e 1986, o GT 1.8 deu lugar ao esportivo GTS em 1987, que logo seria “ofuscado” pelo irmão GTi, de motor 2,0 litros e injeção eletrônica, lançado em 1988. Na linha G2, popularmente chamada de “bolinha”, o Gol TSi 1.8 tentou replicar o sucesso dos irmãos GT e GTS, mas não conseguiu.
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