Moab, EUA – Em 1946, a Willys lançou o primeiro derivado do Jeep, a Station Wagon, que podia levar até sete pessoas, graças ao banco extra no porta-malas. Três anos depois, surgiu a opção com tração nas quatro rodas, como no irmão menor. Estava criado o segmento dos utilitários-esportivos. Foi exatamente uma unidade desse precursor, de 1949, a avaliada pelo JC.
Outro detalhe que reforça a importância do modelo é que se trata da primeira perua com carroceria inteira de aço. Na época, estavam na moda as laterais de madeira para esse tipo de veículo familiar. Por isso, a Jeep Wagon tinha pintura com cores que imitavam as rivais.
Andando, a Willys é até confortável, de acordo com sua proposta. Mas como o conjunto mecânico é o mesmo do primeiro Jeep, o motor de quatro cilindros briga para mover a perua. Melhor mesmo é curtir o ótimo espaço interno. Para acessar a segunda fila de assentos, é preciso dobrar o encosto do banco do passageiro dianteiro.
Sua produção nos EUA se estendeu até 1965, enquanto no Brasil ela foi feita entre 1956 e 1977. Batizada de Rural aqui, ela ganhou dianteira exclusiva, com linhas mais modernas.
Viagem feita a convite da Jeep