Dos 50 carros que fazem parte da exposição fixa do Museum Mobile, da Audi, menos da metade tem na grade as quatro argolas que identificam a marca alemã. No espaço que celebra a mobilidade, inaugurado em 2000, em Ingolstadt, ao lado da sede da montadora, o visitante pode conferir a história de diversas outras fabricantes – tanto de carros quanto de motos.
Um dos dois andares da mostra fixa é dedicado às três marcas que se uniram à Audi para formar, em 1932, a Auto Union (Wanderer, DKW e Horch). A nova empresa deu origem à montadora dos quatro anéis. Os veículos expostos foram feitos entre 1899 e 1945.
Entre eles há um Horch 10-12 PS. O exemplar, de 1903, é o veículo de quatro rodas mais antigo do museu. Também chama a atenção o Auto Union Typ C-D, com o qual a marca chegou a disputar algumas temporadas de Fórmula 1. No andar de baixo, há carros produzidos de 1946 a 2000.
Há ainda a exposição itinerante. Até o próximo dia 25 de agosto, estão à mostra 15 carros de polícia de várias marcas. Além da própria Audi, há Porsche, Lamborghini e até BMW.
O museu fica aberto diariamente, das 9h às 18h. A entrada custa 2 euros (aproximadamente R$ 7).
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NSU RO 80 1977
Esta unidade é do último ano de produção do carro, iniciada dez anos antes. Entre os vários destaques está o motor rotativo
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Audi V8 Quattro DTM 1991
O V8 Quattro iniciou sua participação no Campeonato Alemão de Turismo (DTM) em 1990 e conquistou o título logo na estreia. Este exemplar, do ano seguinte, foi pilotado por Frank Biela, que também ganhou o campeonato.
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Auto Union 1000 SP 1965
Apresentado em 1961, conversível tem visual inspirado nos de modelos norte-americanos de sucesso, com clara influência nas linhas do Ford Thunderbird. Foram produzidos 1.640 exemplares.
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Horch 10-12 PS 1903
Trata-se do exemplar de automóvel mais antigo exposto no museu. Com 2,5 litros e dois cilindros, motor tem 12 cv e pode levar o carro à velocidade máxima de 50 km/h.
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Audi 100 1969
A curiosidade desse modelo é que a Audi o desenvolveu em segredo, sem relatar à Volkswagen, empresa a qual pertence. Este exemplar é da primeira geração.
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Audi 100 1983
Esta é uma unidade da terceira geração do carro, que era o topo de linha da Audi naquela época. Com motor 2.1 de 135 cv, o sedã é capaz de atingir velocidade máxima de 200 km/h.
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Audi 72 1965
A partir do lançamento do sucessor do DKW F 102, todos os modelos da Auto Union passaram a ser Audi. O sedã tem motor 1.7 de 72 cv.
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Horch 8 1927
O motor de oito cilindros do carro tem comando duplo no cabeçote. O sistema foi desenvolvido por Paul Daimler, filho de Gottlieb, que havia fundado a montadora rival da Audi juntamente com Karl Benz. A potência é de 60 cv.
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Wanderer 8/40 PS 1928
Evolução do primeiro carro da Wanderer com volante do lado esquerdo, este exemplar está impecável, embora nunca tenha passado por processo de restauração.
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Audi Space Frame 1993
O protótipo foi revelado durante o Salão de Tóquio de 1993. Traz monobloco de alumínio e motor 4.8 W12 que gera 354 cv de potência.
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Auto Union Typ C/D 1939
Os modelos que participaram da Fórmula 1 eram conhecidos como as "flechas de prata" da Auto Union. Este exemplar é o único Typ C/D que foi preservado em sua forma original.
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Audi 50 LS 1977
Lançado em 1974, o hatch compartilhava base com o Polo e era feito pela Volkswagen em Wolfsburg. Seu motor 1.1 a gasolina gera 60 cv.
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Wanderer W40 1936
O conversível, com suspensão independente no eixo dianteiro, traz motor desenvolvido por Ferdinand Porsche, o criador do Fusca e do 911. Com 2 litros, pode levar o carro a 100 km/h.
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Audi Sport Quattro 1984
Na versão mais apimentada do Quattro, maior inovação foi o motor com comando duplo de válvulas. Modelo foi lançado em 1983.
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Audi Sport Quattro S1 1991
Tendo ao volante o piloto Walter Röhrl, carro venceu a prova de subida de montanha de Pikes Peak, no Estado do Colorado, nos EUA. Seu motor de cinco cilindros gera 598 cv.