Você está lendo...
Corvette Stingray é um sessentão cheio de glórias
Carro do leitor

Corvette Stingray é um sessentão cheio de glórias

THIAGO LASCOUm dos carros mais emblemáticos da história, o Corvette fez 60 anos neste mês. Para celebrar o aniversário, a... leia mais

28 de jul, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Corvette Stingray é um sessentão cheio de glórias

THIAGO LASCO

Um dos carros mais emblemáticos da história, o Corvette fez 60 anos neste mês. Para celebrar o aniversário, a Chevrolet criou a série Stingray Premiere Edition, a versão mais rápida da históra do modelo - que vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, conforme a fabricante. O motor é V8 de 6,2 litros.

Publicidade


Nessas seis décadas de vida, o Corvette conquistou inúmeros fãs pelo mundo. Um deles é o empresário George Lemonias, dono de um Stingray 1969.

Sua admiração pelo carro vem desde a infância. “Eu morava perto da oficina do piloto Camillo Christófaro, que usava motor de Corvette em seu carro de competição”, ele explica.


Aos 20 anos, Lemonias ganhou um Stingray de presente do pai. Curtiu o carro por três anos e se desfez dele para comprar um Mercedes conversível. “Eu não podia ter dois carros. Mas me arrependi da venda.”

A chance de reparar o erro só apareceu vinte e seis anos mais tarde. Lemonias encontrou outro Stingray em um evento de antigos no Anhembi, ficou balançado e começou uma negociação que durou quatro meses.

“Cheguei a ficar indeciso e pensar que o negócio seria uma loucura. Aí fui visitar meu pai no hospital e vi um homem muito jovem morrendo de enfarte. Essa cena me fez querer aproveitar a vida e comprar o Corvette”, conta o empresário.


RELUZENTE
O conversível estava inteiro, mas ficou ainda melhor após ganhar reformas. O motor foi desmontado e recebeu válvulas novas. Dos Estados Unidos, vieram os revestimentos internos originais do modelo, na cor azul. Para realçá-los, a carroceria, também azul, foi repintada de branco.

Lemonias usa um Fiat 500 no dia a dia e só roda com o Corvette no fim de semana. A interação no trânsito nem sempre é um mar de rosas. “Alguns fazem sinal de positivo com o dedo, mas outros se incomodam e até jogam o carro em cima. Teve uma senhora que me xingou e disse que eu só queria me exibir. Fiquei chateado e passei a circular menos com ele.”


Já de pessoas mais próximas, as reações são sempre carinhosas. “Aqui em casa, todo mundo é ‘corvetteiro’ e fã da Chevrolet. Tenho inclusive um Opala 1975 idêntico ao primeiro carro que tive. Além disso, quatro amigos meus, que admiravam meu primeiro Stingray, hoje também são donos de Corvette.”

LONGEVO
Criado pela Chevrolet em 1953 como uma resposta aos esportivos europeus, o Corvette já teve seis gerações.


Os motores V8 foram adotados a partir de 1955. Versões com teto rígido vieram em 1965 – até então, todos eram conversíveis.

O nome Stingray, usado entre 1963 e 1976, foi retomado na recém-apresentada sétima geração do modelo.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Deixe sua opinião