Recentemente, a Aston Martin anunciou seu mais novo modelo: o DB12 Goldfinger, que marca os 60 anos do terceiro filme da franquia, “007 contra Goldfinger“. Desde os famosos livros do autor Ian Fleming, até os filmes iniciados na década de 1960, o espião britânico James Bond utilizou toda a sorte de modelos em suas missões, e hoje separamos 5 destes icônicos modelos.
Os icônicos carros de 007: Toyota 2000 GT
Esqueça seu Aston Martin e martínis com vodca: este, sim, é um modelo raro. Apesar de não ter sido guiado pelo agente secreto, na época interpretado pelo ator Sean Connery, o Toyota 2000 GT Conversível é uma criação única. Feito pela Toyota pela direção do filme, foi uma solução encontrada para o ator caber no apertado cupê nipônico, por exemplo. Sua aparição foi no filme “Com 007 só se vive duas vezes”.
Citroën 2CV
O carismático Citroën 2CV é outro improvável Bond Car. Usado no longa “007 e o espião que me amava”, acabou guiado pelo protagonista, o ator Roger Moore, fugindo de bandidos com Peugeots 504. O pequeno carrinho dá um show de robustez. Cai inúmeras vezes, amassa o teto de um dos Peugeot e até usa a ajuda de moradores locais para voltar à pista durante a fuga, por exemplo.
Aston Martin V12 Vanquish
Talvez um dos mais lembrados modelos a passarem pelas mãos do agente secreto, o Aston Martin V12 Vanquish fez a cabeça de fãs ao redor do mundo no filme “007: Um novo dia para morrer”. O estiloso cupê era a novidade nas mãos do espião interpretado por Pierce Brosnan, e tinha de tudo: mísseis teleguiados, metralhadoras no capô e até mesmo um modo ‘invisível’, mas que não resistiu às balas do próximo modelo da lista.
Jaguar XKR
Ainda no mesmo filme, quem também roubou a cena foi o modelo usado pelo vilão Zao: um Jaguar XKR. O cupê britânico em versão conversível (usado no intenso frio islandês) tinha de tudo para deter o mocinho: mísseis dianteiros e laterais, uma metralhadora de grosso calibre na traseira, morteiros no porta-malas, visão térmica e afins. Assim, tinha todos os acessórios que você não conseguiria num concessionário Jaguar.
Lotus Esprit S1 ‘submarino’
Por fim, e nem por isso menos importante, temos talvez o mais icônicos dos modelos da franquia. O Lotus Esprit S1, do filme “007: Apenas para seus olhos”. O modelo, ainda na era Roger Moore, era bem equipado com mísseis e ejetores de óleo traseiros, que ajudaram a tirar da pista um Ford Cortina usado por vilões. Contudo, sua maior artimanha era seu modo submarino, que permitiu ao agente escapar do perigo pelo mar.
O Jornal do Carro também está no Instagram!