Redação

21/07/2017 - 4 minutos de leitura.

Ferrari F40 faz 30 anos de muita velocidade

Superesportivo comemorava 40 anos da fabricante e atingia 324 km/h com motor V8 biturbo

Ferrari F40 - Foto: Ferrari Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Há exatos 30 anos era apresentado um dos maiores ícones da história automobilística, a Ferrari F40. O superesportivo foi criado para celebrar os 40 anos da marca e foi produzido entre 1987 e 1992, período em que ocupou o posto mais alto na gama italiana e povoou os sonhos de apaixonados por carro no mundo inteiro.

Inicialmente, a Ferrari previa construir apenas 400 unidades do modelo, que substituiria a exótica 288 GTO. Mesmo com o preço ao redor dos US$ 400 mil na época do lançamento, a procura foi muito grande, com compradores pagando até quatro vezes mais pelo carro zero quilômetro. Ao todo, foram feitas 1.311 unidades da F40, incluindo versões de rua e de pista.

O sucesso, inclusive, se tornou polêmico, já que a Ferrari foi “acusada” de lançar um carro de rua comemorativo somente para alavancar seu faturamento, em baixa na época. Os preços elevados de uma 288 GTO usada e a oferta limitada do Porsche 959, lançado um ano antes e principal concorrente da F40, fizeram os valores da nova Ferrari dispararem. Tanto que em 1990, estimava-se que apenas 10% das F40 eram de fato usadas, o restante estaria guardado em garagens aguardando a supervalorização.

Continua depois do anúncio

Aliás, a F40 tinha uma abordagem esportiva bem diferente do 959. Enquanto o Porsche era o suprassumo da tecnologia na época, com direito a suspensões reguláveis automaticamente, a F40 era um “back to basics”, com muita simplicidade a bordo, baixo peso e um V8 biturbo de 478 cv bem nas costas do motorista  – e nenhuma assistência eletrônica.

A potência pode nem parecer muito alta para os padrões atuais, mas era suficiente para levar a F40, que pesa apenas 1.369 kg (menos que um Jeep Renegade) aos 100 km/h em pouco mais de quatro segundos e à velocidade máxima de 324 km/h, marcas respeitáveis ainda hoje.

Apesar de não ter sido desenvolvida com as pistas em mente, a F40 deixava claro que o desempenho absoluto era mesmo seu foco principal, inclusive em detrimento do conforto dos ocupantes e até da usabilidade em geral. O clássico enorme aerofólio traseiro bloqueava quase toda a visão traseira e a ausência de qualquer assistência na direção tornava manobras um suplício segundo a imprensa especializada na época.


Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

VER TODAS AS OFERTAS