O belo Ford 1937 desta reportagem tem acompanhado o comerciante Amauri Fabiano há dois anos. Mas a parceria pode acabar a qualquer momento: basta surgir um interessado disposto a pagar o valor que o dono está pedindo pelo cupê.
“Gosto muito do carro, mas a necessidade me obriga a passá-lo adiante”, diz Fabiano. “Este é um modelo raro e, como restaram pouquíssimos exemplares, o preço justo seria R$ 85 mil.”
O Ford surgiu na vida de Fabiano como um negócio de ocasião. Mesmo fora de uso por dois anos, o sedã estava em bom estado e precisou apenas de uma revisão no motor e freios para ganhar as ruas novamente.
Como outros donos de antigos, Fabiano só roda com sua relíquia nos fins de semana. Até porque não se trata de um modelo com vocação para o dia a dia.
“É um carro que deve ser guiado com muito cuidado, ‘na manha’. A direção não tem assistência e os freios, a varão, são duros”, conta o comerciante, habituado a receber cumprimentos quando está ao volante do Ford.
Enquanto a venda não se consuma, Fabiano aproveita para exibir o cupê em eventos de antigos, como os da Praça da Luz e Anhembi, em São Paulo, e de Santo André. “Minha esposa às vezes vai comigo, e meu filho caçula até dirige o carro”, diz.
O carro foi fabricado pela Ford norte-americana entre 1937 e 1940, após os modelos T (1908-1927), A(1927-1931), B (1932-1934) e 48 (1935).