16/11/2013 - 4 minutos de leitura.

Gurgel MotoMachine é tesouro nacional

Modelo “4 em 1”, de 1991, pesa apenas 650 kg e faz a alegria de engenheiro desde 2003

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quatro modelos de carro em uma única carroceria. Esse era o projeto arrojado do compacto Gurgel MotoMachine. Foram produzidas menos de duzentas unidades e uma delas, de 1991, pertence ao engenheiro mecânico João Carlos Bajesteiro. Ele a encontrou em São Caetano do Sul, no ABC paulista, em 2003, após seis meses de busca pelo modelo.

“Ele estava exatamente como agora, em ótimo estado. Só precisei fazer uma pintura e retífica”, relembra.

Continua depois do anúncio

A peculiaridade do modelo é que ele pode ficar com estilos diferentes: com teto rígido, com capota de lona, conversível e com para-brisa rebatido sobre o teto. Esta opção prometia, segundo anúncio da época, oferecer “a liberdade e a emoção de uma moto”, mas exigia a utilização de óculos especiais.

A paixão do engenheiro pela marca é tanta que em 2009 ele adquiriu o “irmão policial” do MotoMachine. Chamado de Patrol, o carrinho foi desenvolvido para servir a Polícia Militar de Minas Gerais. No entanto, a ideia não foi para frente.

Impressões


Dar a partida exige uma pisada mais funda no pedal do acelerador. Em compensação, este é o único ruído mais alto por parte do motor Enertron dois-cilindros de 33 cv. O câmbio manual de quatro marchas faz as trocas sem dificuldades. Mas o compacto exige uma atenção redobrada em buracos e curvas: a suspensão pode maltratar os ocupantes e a carroceria, feita de aço especial, acrílico e fibra é extremamente leve. Pesa apenas 650 quilos. Como comparação, um Smart ForTwo, considerado o menor carro em circulação no Brasil, tem 120 quilos a mais.

Tão leve quanto o carro é a direção que, por incrível que pareça, não é hidráulica. A velocidade máxima é de 115 km/h. Bajesteiro afirma que o carro é bastante econômico: “Faz 15 km/l na estrada.”

História


Compacto de dois lugares, o MotoMachine foi apresentado pela Gurgel no Salão Internacional do Automóvel de 1990 e lançado um ano depois. Foram fabricadas pouco mais de 170 unidades. O projeto era do próprio dono da marca, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. O modelo foi produzido apenas em 1991, três anos antes de a fábrica entrar em processo de falência

Notícias relacionadas

Notícias

Adeus, Seat: marca espanhola do grupo Volkswagen vai acabar

Notícias

VW Brasilia: hatch de sucesso da Volkswagen completa 50 anos de história

Seminovos e Usados

Usados de luxo: o que verificar antes de comprar um carro antigo premium

Carro do leitor

Representante das transformações dos anos 1980, PAG Nick é pequeno atrevido

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 149.990 por R$ 132.990,00

Hyundai Creta Limited Safety

De R$ 94.190,00 por R$ 86.990,00 OU

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

VER TODAS AS OFERTAS