15/02/2015 - 4 minutos de leitura.

Há 20 anos Fiat Tipo passava a ser nacional

Hatch que revolucionou o segmento de médios foi derrotado por falhas nos motores 2.0 e casos de incêndio

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Após a reabertura dos portos do País às importações, os brasileiros passaram a ter acesso a produtos mais modernos que ofereciam vantagens ante os rivais nacionais por preços competitivos. Trazido da Itália a partir de 1993, o Fiat Tipo logo se transformou em fenômeno de vendas, ficando atrás apenas de modelos nacionais, como o Volkswagen Gol e seu “irmão” Uno.

O sucesso foi tamanho que, em 1995, a marca começou a produzir o hatch aqui. Entre os destaques, o Tipo foi o primeiro modelo nacional com air bags.

Continua depois do anúncio

A versão nacional aposentou os motores de 2 litros e o 1.6 importado e passou a utilizar o 1.6 8V a gasolina de 92 cv, o mesmo do Uno, que era importado da Argentina. Em relação ao italiano, com injeção monoponto, o portenho tinha 10 cv a mais graças ao sistema multiponto.

O Tipo era superior aos concorrentes por oferecer avanços como a suspensão independente, que lhe dava ótima dirigibilidade. Outros destaques eram seu peso em ordem de marcha, de pouco mais de uma tonelada, e o bagageiro com 420 litros.

Com o passar do tempo, o modelo começou a perder fôlego por causa da má fama do motor 2.0, considerado difícil de reparar – principalmente os com 16 válvulas -, e de uma sucessão de carros incendiados.


O defeito era no sistema de direção assistida. A mangueira de fluído hidráulico se rompia e o líquido vazava sobre o motor quente, causando incêndio.

O número de casos explodiu e, graças ao então recém-lançado Código de Defesa do Consumidor, os proprietários fundaram a Associação de Vítimas do Tipo. A repercussão das ações da Avitipo foi tão grande que as vendas do carro despencaram.

Em 1997, o hatch saiu de linha. Seu sucessor, Brava, só chegaria às lojas dois anos depois.



Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

VER TODAS AS OFERTAS