Você está lendo...
Hispano Suiza vai voltar ao mercado com um elétrico
Notícias

Hispano Suiza vai voltar ao mercado com um elétrico

Esportivo 100% elétrico da Hispano Suiza será lançado no Salão de Genebra, em março do ano que vem

Redação

30 de out, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Hispano
Hispano Suiza K6 Cabriolet de 1935
Crédito:Crédito: Hispano Suiza/Divulgação

O Salão de Genebra de 2019, que ocorre em março, será o responsável por um renascimento. A Hispano Suiza voltará ao mercado com um esportivo elétrico que promete ter o mesmo visual matador que caracteriza a marca.

Desde 1946 a Hispano não fazia carros em série, quando foi vendida para a ENASA. Que passou a usar apenas seus ativos aeroespaciais. Em 2001 e 2002 a marca ainda apresentou os modelos K8 e HS21-GTS, mas que não chegaram a ser produzidos em série.

A Hispano Suiza foi fundada em 1904 por Damián Mateu, na cidade de Barcelona. Na época, já chamava a atenção por ter uma administração moderna. Comandada também pelo engenheiro Marc Birkigt, sócio na empreitada. Em pouco tempo a fabricante se tornou referência em inovação tecnológica para carros e aviões.

Publicidade


Seus motores, que usavam tecnologias vindas da aeronáutica, faziam sucesso entre as outras fabricantes. Elas pediam inúmeros usos de patentes. A Rolls-Royce foi uma das clientes mais fiéis.

Seat veio da Hispano

Em 1940, a Hispano Suiza, junto de outras empresas e um banco, fundou a Sociedade de Automóveis de Turismo na Espanha. Que veio a se tornar a Seat, primeira fabricante de veículos em larga escala do país. Hoje a Seat pertence à Volkswagen.

“Em 1900, quando a Hispano Suiza começou, construiu o primeiro carro elétrico do mundo. Mas o protótipo nunca foi fabricado industrialmente. Agora, 119 anos depois, em março de 2019, a Hispano Suiza tem seu primeiro carro 100% elétrico. Com grande desempenho e fabricado em Barcelona, o que é a realização do sonho do meu bisavô”, afirma Miguel Suqué Mateu, bisneto do fundador e atual presidente da Hispano Suiza.


Deixe sua opinião