17/04/2016 - 4 minutos de leitura.

Kombi 1960 é volta à infância de empresário

Modelo foi comprado sem ser visto e precisou de restauração completa e demorada, mas ele diz que valeu a pena

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A infância do pequeno Gino, nos anos 1970, teve a presença de uma personagem muito especial: a “Kombosa do Nonno”. Tratava-se da perua Volkswagen em que seu avô o levava para brincar no bairro do Butantã, na zona oeste da capital – ele descia as ladeiras da Cidade Universitária em um carrinho de rolimã.

O garoto cresceu, tornou-se empresário e, cinco décadas mais tarde, decidiu reviver parte desse saudoso passado. Quando ficou sabendo da existência de uma Kombi Luxo 1960 à venda no Rio de Janeiro, Gino ficou tão empolgado com a possibilidade de reconstruir a Kombosa da infância que fechou negócio sem ao menos ter visto o veículo.

Continua depois do anúncio

“Quando finalmente a vi, foi uma decepção. Ela havia sido mal reparada após um acidente e estava bastante judiada, uma verdadeira sucata! Tive de refazê-la inteira. A única coisa que deu para aproveitar foi o nome Kombi”, brinca.

O jeito foi sair à caça de peças – o manual do proprietário, por exemplo, foi comprado no mercado de pulgas do encontro da Luz, no centro da capital – e se cercar de profissionais que o ajudassem a fazer nascer uma nova Kombosa.

A carroceria foi recuperada em uma oficina de São Paulo, enquanto um especialista de Curitiba retificou o motor Volkswagen 1200 de 36 cv, que Gino ganhou de presente de um amigo. A cereja do bolo foi o acabamento interno, refeito por um tapeceiro que atua há 30 anos no ramo automotivo. “Os revestimentos, de couro cinza claro, ficaram perfeitos. A cabine está agora mais bonita que a do meu Gol 2014 de uso diário”, empolga-se o empresário.


Depois de dois anos de restauração, a Velha Senhora dá seus primeiros rolês com o novo dono, que não cabe em si de contentamento. “É uma volta ao passado muito prazerosa”, afirma o empresário. “Ao mesmo tempo, é uma aventura enfrentar o trânsito com um carro que tem direção pesada e um motor que não foi feito para os dias de hoje.”

Assim como um pai com o filho recém-nascido nos braços, Gino sonha e faz planos ao volante de sua Kombi. “Quero curti-la muito, pegar a estrada nos fins de semana, ir até Campinas ou Jundiaí, almoçar por lá e voltar. Antes disso, só preciso rodar uns 500 km para ‘amaciar’ o motor, testar o carro e pegar confiança.”

Veja mais: detalhes da galeria


Notícias relacionadas

Notícias

Adeus, Seat: marca espanhola do grupo Volkswagen vai acabar

Notícias

VW Brasilia: hatch de sucesso da Volkswagen completa 50 anos de história

Seminovos e Usados

Usados de luxo: o que verificar antes de comprar um carro antigo premium

Carro do leitor

Representante das transformações dos anos 1980, PAG Nick é pequeno atrevido

OFERTAS 0KM
R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS