Você está lendo...
Lewis Hamilton cria time de rali de carros elétricos que vai correr na Amazônia
Notícias

Lewis Hamilton cria time de rali de carros elétricos que vai correr na Amazônia

Hamilton criou a própria equipe, batizada de X44 para a Extreme E, campeonato de SUVs elétricos em regiões afetadas pelo aquecimento global

Diogo de Oliveira, special para o JC

11 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

hamilton
LEWIS HAMILTON TERÁ EQUIPE PRÓPRIA NA EXTREME E
Crédito:EXTREME E/DIVULGAÇÃO

O hexacampeão e líder isolado da temporada 2020 da Fórmula 1, Lewis Hamilton, terá um novo desafio em 2021. O piloto inglês será dono de uma equipe – a X44 – no Extreme E, inédito torneio off-road de SUVs elétricos. A categoria foi criada pelo fundador da Fórmula E, Alejandro Agag.

O Extreme E terá provas em locais remotos do planeta onde o aquecimento global vem alterando severamente os ecossistemas. O foco é trazer visibilidade aos problemas ambientais do planeta. Esse é justamente o motivo que levou Hamilton a participar da competição. Se ele não pode estar como piloto, ao menos como dirigente.



O calendário de 2021 da Extreme E já está definido, a despeito das incertezas que pairam com a pandemia do coronavírus. A prova de abertura será entre os dias 22 e 24 de janeiro em Lac Rose, no Senegal. E o encerramento está previsto para acontecer entre 29 e 31 de outubro, em Santarém, no Pará; região da Floresta Amazônica que mais vem sofrendo com as queimadas. Além dessas localidades, haverá corridas na Arábia Saudita, na Groenlândia e no Nepal.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

O que é a Extreme E?

Tal como ocorre na Fórmula E, todas as equipes da Extreme E utilizarão o mesmo veículo base. O SUV batizado de Spark Odyssey 2021 foi desenvolvido pela Spark Racing Technology, mesma construtora dos monopostos da Fórmula E. Pesando 1.650 kg, o utilitário usa um motor elétrico de 543 cv de potência e pode acelerar de zero a 96 km/h (0-60 mph) em 4,5 segundos, pelos dados oficiais.

Com design agressivo e totalmente voltado ao 4×4, o Spark Odyssey 2021 lembra visualmente os SUVs que disputam o Rally Dakar. Não por acaso, o modelo foi testado durante a prova da Arábia Saudita, em janeiro deste ano. O primeiro a acelerar foi o francês Guerlain Chicherit, e o segundo foi Ken Block, o famoso piloto californiano que protagoniza vídeos de drifts com sua equipe, a Hoonigan Racing. Além do norte-americano, o Extreme E contará com lista renomada de pilotos e pode ter três representantes brasileiros: Bruno Senna, Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet, os dois últimos campeões das primeiras temporadas da Fórmula E.


Deixe sua opinião