Diogo de Oliveira, especial para o JC

11.09.2020 | 12:00

Lewis Hamilton cria time de rali de carros elétricos que vai correr na Amazônia

Hamilton criou a própria equipe, batizada de X44 para a Extreme E, campeonato de SUVs elétricos em regiões afetadas pelo aquecimento global

hamilton
LEWIS HAMILTON TERÁ EQUIPE PRÓPRIA NA EXTREME E Crédito: EXTREME E/DIVULGAÇÃO
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O hexacampeão e líder isolado da temporada 2020 da Fórmula 1, Lewis Hamilton, terá um novo desafio em 2021. O piloto inglês será dono de uma equipe – a X44 – no Extreme E, inédito torneio off-road de SUVs elétricos. A categoria foi criada pelo fundador da Fórmula E, Alejandro Agag.

O Extreme E terá provas em locais remotos do planeta onde o aquecimento global vem alterando severamente os ecossistemas. O foco é trazer visibilidade aos problemas ambientais do planeta. Esse é justamente o motivo que levou Hamilton a participar da competição. Se ele não pode estar como piloto, ao menos como dirigente.



O calendário de 2021 da Extreme E já está definido, a despeito das incertezas que pairam com a pandemia do coronavírus. A prova de abertura será entre os dias 22 e 24 de janeiro em Lac Rose, no Senegal. E o encerramento está previsto para acontecer entre 29 e 31 de outubro, em Santarém, no Pará; região da Floresta Amazônica que mais vem sofrendo com as queimadas. Além dessas localidades, haverá corridas na Arábia Saudita, na Groenlândia e no Nepal.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

O que é a Extreme E?

Tal como ocorre na Fórmula E, todas as equipes da Extreme E utilizarão o mesmo veículo base. O SUV batizado de Spark Odyssey 2021 foi desenvolvido pela Spark Racing Technology, mesma construtora dos monopostos da Fórmula E. Pesando 1.650 kg, o utilitário usa um motor elétrico de 543 cv de potência e pode acelerar de zero a 96 km/h (0-60 mph) em 4,5 segundos, pelos dados oficiais.

Com design agressivo e totalmente voltado ao 4×4, o Spark Odyssey 2021 lembra visualmente os SUVs que disputam o Rally Dakar. Não por acaso, o modelo foi testado durante a prova da Arábia Saudita, em janeiro deste ano. O primeiro a acelerar foi o francês Guerlain Chicherit, e o segundo foi Ken Block, o famoso piloto californiano que protagoniza vídeos de drifts com sua equipe, a Hoonigan Racing. Além do norte-americano, o Extreme E contará com lista renomada de pilotos e pode ter três representantes brasileiros: Bruno Senna, Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet, os dois últimos campeões das primeiras temporadas da Fórmula E.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais