Igor Macário

01/04/2020 - 8 minutos de leitura.

Marcas faziam outros produtos antes de produzir automóveis

História de fabricantes começou com utensílios domésticos, tratores e até armamento. Muitas só foram fazer automóveis após vários anos

Peugeot começou fazendo moedores de sal e pimenta e os faz até hoje Crédito: Peugeot/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Quem vê os carros da Peugeot nas ruas pode não imaginar o longo caminho que a empresa percorreu até que começasse a produzir os automóveis que conhecemos. A história da marca começou no século 19, quando a Peugeot passou a fabricar moedores de café, sal e pimenta, entre outros produtos de uso cotidiano. A linha de moedores foi iniciada em 1842.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A empresa também fazia anáguas para vestidos, estruturas para guarda-chuvas e até instrumentos de cutelaria. O primeiro veículo da Peugeot foi uma bicicleta, daquelas com a roda dianteira enorme e outra pequenininha na traseira. O modelo, batizado de “Le Grand Bi”, foi criado por Armand Peugeot em 1882.

Continua depois do anúncio

Tanto as bicicletas, quanto os moedores prosperaram junto com a produção de automóveis. As “magrelas” deixaram de ser produzidas, mas os moedores continuam em linha até hoje. A gama, aliás, compreende modelos luxuosos, automatizados, para café, sal, pimenta e outros temperos.

Há também uma linha de facas de cozinha e para churrasco, bem como taças de vinho, sacarrolhas e até assadeiras com a chancela da marca francesa. Todos os produtos têm aspecto bastante luxuoso.


O início da produção de automóveis não foi nada simples. O primeiro carro com motor a combustão da Peugeot – fornecido pela Panhard-Daimler – é de 1890. Uma unidade chegou a ser trazida ao Brasil por Alberto Santos-Dumont. Mas a Société des Automobiles Peugeot, que deu origem à marca de automóveis, só seria fundada em 1896.

Já a Citroën, que posteriormente se uniria à Peugeot, formando a PSA, tem origem em veículos militares. André Citroën, fundador da marca, produzia armamentos para a França durante a Primeira Guerra Mundial. Quando o conflito terminou, ele tinha uma fábrica inteiramente aparelhada, mas sem nada para produzir. Foi aí que veio a ideia de construir automóveis. A empreitada de Citroën começou em 1916.

Origem humilde

Na vizinha Itália, a fabricante de superesportivos Lamborghini tem origens bem mais humildes do que seus carros vendidos por milhões podem sugerir. Em 1948, Ferruccio Lamborghini fundou a Lamborghini Trattori.


A fábrica produzia tratores a partir de materiais de guerra descartados. Curiosamente, o primeiro modelo se chamava “Carioca” e utilizava um engenhoso sistema de injeção que permitia que a partida fosse feita com gasolina – depois da ignição o motor passava a funcionar com diesel.

Posteriormente a marca de tratores se juntou à Società Accomandita Motori Endotermici (SAME) e existe até hoje, embora não tenha mais ligação nem com a família Lamborghini nem com a fabricante de automóveis, que surgiu em 1963 e pertence à Volkswagen.


No Japão, o surgimento da Mazda também é curioso. A empresa foi fundada em 1920 em Hiroshima com o nome de Toyo Cork Kogyo Ltd.
O foco eram produtos feitos de cortiça. Com o declínio da demanda pelo material na década seguinte, os dirigentes da companhia foram obrigados a procurar outro ramo de negócios após quase falir em 1927.

Quatro anos depois, a empresa apresentava o Mazda Go, um pequeno triciclo para uso comercial. O nome vem do deus persa da luz, Ahura Mazda, que também é o deus da sabedoria, inteligência e harmonia. Curiosamente, a Mazda produziu armas para o exército japonês como parte do esforço comum durante a Segunda Guerra.


Peso pesado

A Hyundai ficou famosa entre os brasileiros a partir do fim dos anos 1990, quando a Caoa começou a importar carros da marca sul-coreana. Mas a história do grupo empresarial tem origem há mais de 70 anos. A companhia surgiu em 1947 como uma construtora batizada de Hyundai Togun. Três anos depois, empresa passou a se chamar Hyundai Construction.

A Hyundai Motors foi fundada em 1967 em cooperação com a Ford, para produzir o Cortina (cupê e sedã) na Coreia do Sul. Primeiro carro da marca, e também o primeiro automóvel sul-coreano, o Hyundai Pony só seria lançado em 1975.


Um ano antes, a divisão Heavy Industries completava a montagem de seu primeiro navio. A empresa é a maior fabricante de navios do mundo.

Em 2002, a Heavy Industries, baseada em Ulsan, se desligou do grupo e passou a ser uma empresa independente. Os estaleiros produzem petroleiros, navios para transporte de contêineres, embarcações para exploração de petróleo, plataformas marítimas e os motores que impulsionam essas embarcações.

A HHI tem quatro subdivisões principais. Essas companhias englobam os estaleiros, a área de engenharia de alto mar, maquinário e engenharia fabril.


Subaru

A japonesa Subaru, que curiosamente também é representada no Brasil pelo Grupo Caoa, tem origem parecida com a da Hyundai. Braço automotivo da Fuji Heavy Industries, a empresa passou a se chamar Subaru Corporation.

O conglomerado iniciou suas atividades como Nakajima Aircraft Company, em 1915. A empresa produziu peças de aviões para o governo japonês durante a Segunda Guerra.

Com o fim do conflito, a Fuji Heavy Industries foi formado pela união de cinco empresas e nos anos 1950 se envolveu na fabricação de automóveis. O primeiro veículo da Subaru foi lançado em 1954.


A empresa também produziu ônibus, vagões de trem e ainda mantém uma ativa divisão aeroespacial, que remonta os tempos da Nakajima Aircraft. Além disso, é uma das fornecedoras de tecnologia para a americana Boeing, com participação no projeto do Boeing 777-X.

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS