A Mercedes-Benz divulgou informações dos modelos com os quais marcará presença no tradicional Concours d’Élégance de Pebble Beach, que ocorrerá na cidade californiana, nos EUA, no próximo dia 18.
Um deles é o Prinz-Heinrich, considerado um dos primeiros carros esportivos do mundo. O exemplar que será exposto em Pebble Beach foi construído especialmente para participar da edição 1910 da Prince Heinrich Tour, na então Prússia (atual Alemanha), corrida promovida pelo clube do automóvel local e destinada apenas a carros de passeio de quatro lugares. O modelo, identificado com o número 38, terminou na 11ª posição.
Totalmente refeito pelo Mercedes-Benz Classic, divisão de restauração da fabricante, o veículo mantém o motor original. O 5.8 de cerca de 80 cv de potência é capaz de levá-lo a 126 km/h.
Outro veículo que será exposto pela marca alemã no evento de antigos é um Benz 24/40 hp 1907, tido como um dos precursores do Classe S. Aliás, o sedã topo de linha da montadora alemã acaba de chegar à sexta geração e deve vir ao Brasil em 2014.
O 24/40 hp faz parte de uma gama de modelos com motores de 28, 35, 40 e 45 cv. O exemplar que estará na mostra na Califórnia pertencia a um argentino que vivia na região sul da província de Buenos Aires e rodou com o carro até 1966.
Seu motor de 6,1 litros tem 40 cv de potência e, de acordo com informações da Mercedes-Benz, o carro é capaz de chegar a 80 km/h.
O Concours d’Élégance de Pebble Beach é uma das maiores e mais famosas exposições de clássicos do mundo. Ocorre no terceiro domingo de agosto e inclui competição que elege o mais belo carro do evento.
A mostra é o desfecho de um evento que dura uma semana repleta de atrações para os fãs de veículos antigos. Entre elas há uma expedição com carros clássicos que parte de Seattle, no Estado de Washington. Outros destaques são o desfile de veículos pelas ruas da cidade e leilões de modelos raros.