Você está lendo...
Mini Cabrio completa 25 anos de história
Notícias

Mini Cabrio completa 25 anos de história

Versão conversível do célebre subcompacto inglês Mini Cooper foi lançada em 1993. Geração atual foi apresentada em março deste ano

Redação

21 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

mini
Atual geração passou por melhorias em março
Crédito:Foto: Mini/Divulgação
mini

Um dos modelos mais icônicos de todos os tempos, o britânico Mini começou a ser produzido em 1959. Mas o carrinho quase sessentão só ganhou uma configuração conversível bem mais tarde. Essa versão, então denominada Rover Mini Cabriolet, acaba de completar 25 anos.

O lançamento, feito em junho de 1993, foi motivado pelo sucesso de uma versão adaptada criada dois anos antes pela empresa alemã Lamm Autohaus. O Mini Lamm Cabriolet teve o teto extraído e suas 75 unidades venderam como água.

Com isso, o Mini Cabriolet “oficial” já chegou ao mercado envolto em expectativa. A exclusividade cobrava seu preço: a variante custava quase o dobro do valor de um Mini com capota rígida. Eram duas as combinações de cor: Azul Caribbean com teto removível cinza e Vermelho Nightfire com capota da mesma cor.

Publicidade


Se o motor era o mesmo quatro-cilindros de 63 cv do Mini Cooper 1.3i, a dianteira trazia uma exclusiva grade cromada e, por dentro, a cabine recebeu painel de madeira de nogueira, volante forrado de couro preto e cintos de segurança coloridos.

Segunda fase

Em 2004, quatro anos após a incorporação da marca Mini pelo grupo alemão BMW, o conversível ganhou nova geração. Revelado no Salão de Genebra (Suíça), o Mini Cabrio tinha três versões: One, Cooper e Cooper S.

As diferenças ante o hatch convencional incluíam novo desenho para os para-choques e dez tonalidades exclusivas para a carroceria.


A versão de teto removível se sagrou a mais popular do modelo no Reino Unido, respondendo por 43% das vendas. Foram quase 90 mil exemplares emplacados desde o lançamento, 86% dos quais com câmbio manual, o preferido dos britânicos.

Essa nova fase incluiu firulas tecnológicas como o Openometer, que informa ao motorista quanto tempo o veículo foi dirigido com a capota recolhida, e o Rain Warner, que monitora a previsão do tempo no entorno e recomenda que o condutor feche o teto se a chuva no trajeto for iminente.

A mais recente geração do Mini Cabrio, lançada na Europa em março deste ano, recebeu atualizações no visual, capota com acionamento elétrico e faróis e lanternas de LEDs. Há cinco opções de motor, a gasolina e a diesel, além de câmbio manual e automático.


Mercado nacional

No Brasil, o modelo é vendido desde 2009, quando a Mini começou a operar no País. Cerca de 1.400 exemplares do pequeno conversível já foram vendidos por aqui.

Deixe sua opinião