Versão Rallye era uma das opções oferecidas até a década de 1970. Combinando as várias configurações havia mais de 80 opções diferentes (Foto: Divulgação)
O Chevrolet Camaro foi lançado em 1966 para concorrer com o Ford Mustang, o primeiro pony car da história, que chegou em 1964. Mas ao chegar não conseguiu se igualar em vendas ao concorrente, que somou 420 mil unidades no mesmo ano.
Quando foi apresentado nas versões cupê e conversível, podia ter motores 3.8 de 140 cv ou 4.1 de 155 cv. Havia ainda o 5,35 V8 de 210 e 275 cv e o 5,75, que gerava 255 ou 295 cv, além das versões Super Sport (SS) e Rallye Sport (RS). Combinando as várias configurações havia mais de 80 opções diferentes.A segunda geração chegou em 1970, inspirada no Jaguar XJ. O motor da configuração de entrada tinha 155 cv.
Depois da crise do petróleo, no fim dos anos 70, chegou a terceira geração do esportivo. O motor mais “manso” produzia apenas 90 cv.
A partir daí o modelo entrou em declínio. A quarta geração estreou em 1993 e foi mantida até o aniversário de 35 anos do modelo, que deixou de ser interessante para a Chevrolet. Mas em 2006 surgiu o carro-conceito que deu origem ao novo Camaro.