A Nissan usou a sigla GT-R pela primeira vez em 1969, em uma versão de alto desempenho do pacato sedã Skyline. A opção com apelo esportivo trazia motor 2.0 de 160 cv. Assim, o modelo que deu origem ao atual superesportivo, chamado apenas de GT-R, surgiu há 45 anos.
A primeira versão foi feita até 1972, sendo substituída por uma segunda geração, produzida apenas ao longo de 1973. À época, a crise do petróleo comprometeu a demanda por carros de alta performance.
A Nissan só voltou a utilizar a nomenclatura após 16 anos, em 1989, na oitava geração do Skyline, a mítica R32, com motor 2.6 de 280 cv. Nesse mesmo ano, o carro foi chamado de Godzilla por um jornalista de uma publicação australiana especializada em automóveis, em alusão ao seu comportamento explosivo. O apelido lhe caiu muito bem e o acompanha até hoje.
As gerações R33, feita de 1995 a 1998, e R34 (até 2002), ganharam projeção com motores turbinados e participações no cinema, como na franquia “Velozes e Furiosos”, além de serem “figurinhas fáceis” em games como Forza e Gran Turismo.
A geração lançada em 2007 era radicalmente diferente das anteriores e passou a ser chamado apenas de GT-R. Atualmente, o modelo japonês tem motor 3.8 de 545 cv.
Em 2013, o Nissan bateu o recorde de volta rápida em Nürburgring (Alemanha) para carros de série, com 7 minutos e 18 segundos. A versão Nismo baixou o tempo em 10 segundos.