BELISA FRANGIONE
FOTOS: FORD/DIVULGAÇÃO
A gama F-Series da Ford acaba de completar 65 anos de trajetória. A primeira picape, F-1, foi lançada em 1948. Nenhuma alteração visual foi feita até 1952, quando o modelo ganhou faróis e painel de instrumentos redesenhados. O motor da versão de entrada era seis-cilindros de 95 cv – o da opção de topo era V8.
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“A Ford criou essa picape com o intuito de facilitar a vida de quem lidava com transporte de cargas, tanto comerciantes quanto pessoas comuns”, explica o criador do site Ford para Todos, especializado na história da marca, Raul Carvalho.
A F-1 tinha duas “irmãs” de porte parecido: F-2 e F-3. Os modelos com finais de 4 a 8 se encaixavam na categoria de caminhões. Em 1953, a configuração de entrada foi rebatizada de F-100. A F-2 passou a ser chamada de F-250 e a F3, de F-350.
A linha era produzida nas fábricas de Norfolk e Atlanta, nos Estados Unidos. Em 1958, o motor V8, que era importado, passou a ser feito também no Brasil.
Em 1975, foi lançada uma versão F-150, para ficar posicionada entre a F-100 e a F-200. Essa configuração intermediária tornou-se a mais popular da linha e atualmente é a líder de vendas no mercado norte-americano.
Entre os fatos inusitados, um exemplar de 2009, que pertenceu ao ex-presidente americano George W. Bush foi leiloado em janeiro por US$ 300 mil (cerca de R$ 600 mil).
A mais recente atualização ocorreu no ano passado. Também em 2012, a F-250, última versão fabricada no Brasil, deixou de ser produzida.