Picape 'sessentona' só no visual

Ford F-1 1950 mantém o charme de seis décadas atrás, mas tem modernidades como portas sem fechadura, com acionamento elétrico, motor de Ranger V6, rodas esportivas atuais, de aro 20" e um potente sistema de som e vídeo

Por 01 de mai, 2011 · 4m de leitura.

Milene Rios

Há três meses a oficina do mecânico, restaurador e colecionador Hamilton Carraro, conhecido como Miltão, está mais vistosa. Um exemplar amarelo fosforescente de uma Ford F-1 1950 está parando o trânsito de veículos e pedestres na estreita Rua Domingos Torres, na Casa Verde, zona norte.

O hot rod foi comprado de um vizinho, também apaixonado por antigos. Da picape original foram mantidos a grade dianteira, o sistema de abertura do capô e o assoalho de madeira da caçamba. Na cabine apenas o cinzeiro, o porta-luvas e a buzina no painel são de fábrica.


O trem de força é emprestado da Ranger V6 – motor 4.0 com 162 cv e 30,4 mkgf acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades. Há bloqueio do diferencial, suspensão rebaixada e rodas de 20 polegadas com pneus de perfil baixo. “É bonita, mas é um pau para rodar”, diz Miltão, que está trabalhando para deixar a picape mais macia. “Vou levantar um pouco a suspensão, colocar sistema regulável na traseira e aumentar as rodas para 22 polegadas”, afirma.

Embora seja sessentona, a F-1 traz algumas modernidades, todas colocadas pelo dono anterior. Como sistema elétrico para a abertura das portas, que dispensa as maçanetas, bancos revestidos de couro com ajuste elétrico, ar-condicionado com três saídas, direção hidráulica, painel digital e tocadores de CD e DVD.


Apesar da empolgação com o “amarelão”, Miltão diz que está disposto a vender a picape por R$ 120 mil. “O visual é único e a mecânica, confiável”, afirma. “Viajo sempre com a picape de São Paulo para o Rio e na estrada ela chega a 160 km/h numa boa.”

Para o trabalho pesado
Era 1948, a 2ª Guerra Mundial havia acabado, as pessoas começam a voltar às suas rotinas e a Ford lançava a F-1, o primeiro modelo da marca a usar a letra no nome. Entre as inovações estava o chassi reforçado para o trabalho, com suspensão dianteira independente e eixo traseiro rígido. O motor era V8. Ao todo, foram 11 gerações, a última de 2009.

(Fotos: Sérgio Castro/AE)