Você está lendo...
Pilotos de F1 que ajudaram a desenvolver carros de rua
Notícias

Pilotos de F1 que ajudaram a desenvolver carros de rua

Senna, Schumacher, Vettel e Hamilton estão entre os pilotos de F1 que já colaboraram com montadoras

Rafaela Borges

15 de set, 2019 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Schumacher Enzo pilotos de F1
Schumacher e a Enzo
Crédito:Musei Ferrari/Divulgação

O perfil do Museu da Ferrari no Instagram publicou nesta sexta-feira (13) uma foto de Michael Schumacher sentado ao lado do emblemático superesportivo Enzo (confira detalhes abaixo). Junto com a imagem, contou que o heptacampeão participou do desenvolvimento do carro. Além de Schumacher, alguns outros pilotos de F1 já desempenharam função semelhante.

É comum as montadoras que atuam na Fórmula 1 usarem seus pilotos em campanhas para promover novos carros. No entanto, são poucos os que, de de fato, tiveram participação realmente ativa no desenvolvimento de alguns modelos.

Durante a apresentação do Project One, protótipo que deu origem ao superesportivo elétrico Mercedes One, Lewis Hamilton afirmou que participou do desenvolvimento do carro. O pentacampeão esteve na apresentação do modelo, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2017.

Publicidade


À época, a reportagem apurou, nos bastidores, que, de fato, Hamilton dirigiu o carro antes da apresentação, e até deu alguns palpites. A participação dele no desenvolvimento do supercarro, de mais de 1.000 cv e com motorização de F1, foi bem discreta.

 

LEIA TAMBÉM


 

Ainda entre os pilotos de F1 da atualidade, Sebastian Vettel fez contribuição mais profunda para a Infiniti. A marca de luxo da Nissan foi usado junto ao nome da Red Bull quando esta ainda tinha os motores da Renault.

Vettel, piloto da Red Bull à época,  dava alguns pitacos nos carros de alto desempenho da marca. A coisa, no entanto, era bastante informal.


Isso até 2013, quando, durante o Salão de Nova York, nos EUA, a Infiniti anunciou que Vettel havia sido nomeado diretor de Performance da marca. Sua função: participar ativamente do desenvolvimento dos carros de rua.

O alemão tetracampeão participou do desenvolvimento do Q50. Essa parceria, no entanto, só durou até o fim de 2014, quando Vettel anunciou sua transferência para a Ferrari.

Desde então, pilotos de F1 já não participam do desenvolvimento dos Infiniti – que também deixou de ser parceira da Red Bull.


 

Vídeo da semana: Teste do Caoa Chery Tiggo 7


 

Pilotos de F1 do passado

O caso mais emblemático de participação de pilotos de F1 no desenvolvimento de carros de rua envolve Ayrton Senna. É bem conhecido o papel que o brasileiro desempenhou junto ao primeiro Honda NSX. Sobre essa história, você lerá mais abaixo.

Schumacher, por sua vez, teve papel fundamental no desenvolvimento da interação homem interação entre homem e carro, no caso da Ferrari Enzo. É o que explica o post no perfil do museu da montadora italiana.


Além da Enzo, Schumacher trabalhou também no desenvolvimento da F430 F1 Scuderia. O heptcampeão “afinou” o superesportivo – algo semelhante ao papel realizado por Senna com o NSX. A

Senna e o NSX

Essa história é a mais famosa entre as que envolvem colaborações entre pilotos de F1 com montadoras. A Honda era fornecedora de motores para a McLaren, equipe de Ayrton Senna.

A fabricante estava trabalhando no desenvolvimento de seu esportivo, o NSX. Em 1989, Senna testava motores Honda em seu McLaren de corrida no circuito de Suzuka. O pessoal da divisão de automóveis da fabricante também estava por ali, testando o protótipo NSX, com Satoru Nakajima ao volante.


 

Senna então dirigiu o carro. De cara, disse ao pessoal da Honda que ele parecia muito frágil. Diante do palpite, foram feitas mudanças no projeto. E Senna passou a colaborar com ele, lapidando o carro.


O brasileiro acabou se tornando proprietário de um NSX preto, que até hoje pertence à sua família. Ele circulava com outro, vermelho, em Portugal. Este, no entanto, pertencia à frota da Honda.

Sistemas de carros

Há ainda os pilotos de F1 que não ajudaram no desenvolvimento de carros, mas desenvolveram sistemas e componentes.

É o caso do escocês Jackie Stewart. Ele idealizou o macacão antichamas e o capacete que cobre toda a cabeça.


 

Schumacher e Enzo no Instagram

A foto postada pelo museu da Ferrari no Instagram está gerando grande repercussão desde sexta-feira. Já é a mais curtida da história do perfil do museu.

Mais repercussão ainda causou ao ser repostada no perfil Michael Schumacher – administrado em homenagem ao heptcampeão. Por lá, já é também a foto mais curtida dos últimos tempos – já são quase 90 mil “likes”.


 

Deixe sua opinião