Belisa Frangione
O comerciante Rogério Dotti tinha várias exigências em mente quando resolveu comprar um Polara, hatch da Dodge feito no País nas décadas de 70 e 80. “O carro tinha de ser 1979 e da cor Marrom Sumatra. Eu procurava um igualzinho ao que meu pai teve quando eu era jovem.” Ele queria prestar uma homenagem ao pai, Cláudio, que faleceu há dez anos. Para ter sucesso na busca, Dotti contou com a ajuda do irmão, Ricardo, que virou seu “sócio” no Dodginho.
“Procuramos por mais de cinco anos. Em 2010, encontrei um modelo do jeitinho que eu queria em Pomerode, Santa Catarina.” O comerciante diz que havia visto um anúncio do mesmo Polara, que acabou saindo do ar. “Não sei se o dono desistiu de vender e voltou atrás… Quando o reencontrei, não desperdicei a oportunidade.”
Como foi amor à primeira vista, a negociação foi toda feita à distância. “Só o vi pessoalmente quando ele chegou aqui. Para minha sorte, o carro estava em perfeito estado. O antigo dono, além de entusiasta, utilizava o Dodginho no dia a dia”, conta. Por garantia, Dotti fez uma revisão completa da mecânica e tapeçaria. “O acabamento requer atenção maior, pois é feito com um tipo de veludo.” O custo das pequenas reformas ficou em, aproximadamente, R$ 5 mil – o comerciante prefere não dizer quanto pagou pelo modelo.
No início do ano, o hatch ganhou placas pretas e sua participação em eventos tradicionais, como o de Águas de Lindoia, no interior do Estado, passou a ser bastante frequente. Nesse tipo de evento, Dotti costuma receber propostas para vender Sumatrinha, como o carro foi carinhosamente batizado. “A última foi de R$ 20 mil. Mas o valor sentimental que nutrimos por ele é muito maior.”
História.Lançado no País com o nome de 1.800, em 1973, o “compacto” da Dodge sempre utilizou motor 1.8. Inicialmente, tinha 78 cv. No ano seguinte, a potência subiu para 82 cv e em 1976 o hatch passou a se chamar Polara e a ter 93 cv. Em 1979 veio o câmbio automático e a Volkswagen comprou a Dodge no Brasil. O carro saiu de linha em 1981, após serem feitas 93 mil unidades.