Após restauração, Pontiac Fórmula 400 tornou-se um carro para passeio nas estradas (Fotos: Marcelo Garcia)
O brinquedo preferido de quem volta a se sentir como uma criança nos fins de semana. É assim que Eduardo Trein define seu Pontiac Fórmula 400. Agropecuarista de 52 anos, ele é um fã de longa data do muscle car americano fabricado pela marca do Grupo General Motors.
“Eu era adolescente quando conheci e me apaixonei por esse carro. Por isso, sempre que dirijo meu exemplar 1974, que comprei há quatro anos, me considero um garoto”, afirma.
Paranaense, Trein encontrou em São Paulo o Pontiac que desejava. “Na verdade, nem sequer fui à cidade para vê-lo. Achei-o em um anúncio da internet e resolvi arriscar no negócio.”
Apesar do bom estado, ele optou por restaurar completamente o veículo. “Levei-o a uma oficina de Curitiba, que só preservou o bloco do motor, o painel e alguns componentes do câmbio automático de três velocidades”, conta.
Mesmo dizendo não abusar da velocidade, Trein deu uma atenção especial ao motor 6.6 V8 do Pontiac. “Com a preparação, ele saltou dos originais 250 cv para 450 cv.” Confortável, especialmente depois que ganhou bancos com ajustes elétricos da BMW, o Fórmula 400 é usado nos fins de semana para passeios em estradas.
“Ele foi feito para rodar. Meus únicos cuidados com o Pontiac são abastecê-lo sempre com gasolina de alta octanagem e não deixar mais ninguém dirigi-lo. Nem meu filho.”
Alguma chance de vendê-lo? “Talvez para comprar um Pontiac GTO.”