Há 30 anos, a Volkswagen encerrava a produção do primeiro Fusca no Brasil. O modelo saiu de linha em 1º de novembro de 1986, após 27 anos de produção ininterrupta e 3,3 milhões de unidades montadas na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo.
O fim da produção causou emoção nos funcionários da linha de produção, conforme noticiado pelo Estadão do dia. O então presidente da VW do Brasil, Wolfgang Sauer, chegou a depositar flores sobre a última unidade montada, um Série Especial azul.
O jornal da época cita a maior exigência do consumidor brasileiro por carros mais sofisticados como uma das principais razões do primeiro fim do Fusca no Brasil. A linha de montagem ficou ainda mais obsoleta com o lançamento do Santana, dois anos antes. Cada unidade do sedã mais luxuoso da marca demorava metade do tempo para ficar pronta do que um simplório Fusca. Isso ocorria porque o carro era praticamente todo montado a mão, e seu projeto dificultava a automação dos processos.
O modelo, no entanto, ainda voltou a ser fabricado em 1993, a pedido do presidente Itamar Franco, como incentivo ao carro popular. No entanto, apenas três anos depois, o Fusca foi definitivamente descontinuado. Apenas o México continuou montando-o, até 2003. A “irmã” Kombi, porém, continou em linha no Brasil até 2014, quando teve a produção interrompida após a exigência de air bags e freios ABS nos carros nacionais, equipamentos inviáveis de serem instalados na “velha senhora”.
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Fusca celebra nesta sexta-feira seu dia mundial
Lançado em 1939, o Fusca celebra nesta sexta-feira (22/06) seu dia mundial. O carro chegou ao Brasil em 1950 com o nome de Volkswagen Sedan
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A fábrica de São Bernardo, no ABC Paulista, foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha. A imagem demonstra a parte dianteira de um Fusca 1972
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Em 1953 começou a montagem do modelo no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Mas o caro só foi considerado brasileiro em 1959, com a utilização de 54% de componentes nacionais. Na foto, rádio do Fusca 72
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Em 1967, o motor 1200 foi substituído pelo 1300, com 45 cv. Além disso, o caro ganhou outras modificações, como o vidro traseiro 20% maior.Na foto, o painel de um Fusca 1972
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A polícia também utilizou o Fusca. A imagem mostra a antiga viatura, no quartel em São Paulo. A viatura da imagem era utilizada pela PM no patrulhamento ostensivo
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Em 1983 mudou a logotipia e o veículo passou a se chamar oficialmente Fusca. Antes, muitos consumidores chamavam de Volks
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A produção do Fusca no Brasil foi interrompida em 1986. Na imagem, um modelo com teto solar
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Em 1994, teve início no Brasil a produção seriada do Fusca em versão exclusivamente a etanol, projeto que parou em 1996. O México foi o último país a produzir o caro, até 2003. Na foto, um modelo 1972
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Em 1950, o paulista Rodolfo Maer adquiriu o primeiro Fusca importado. Na foto, um modelo de 1995