Você está lendo...
Primeiro Fusca saía de linha há 30 anos no Brasil
História

Primeiro Fusca saía de linha há 30 anos no Brasil

Modelo deixava de ser produzido no País pela primeira vez em novembro de 1986

04 de nov, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Primeiro Fusca saía de linha há 30 anos no Brasil
VW Fusca 1974

Há 30 anos, a Volkswagen encerrava a produção do primeiro Fusca no Brasil. O modelo saiu de linha em 1º de novembro de 1986, após 27 anos de produção ininterrupta e 3,3 milhões de unidades montadas na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo.

O fim da produção causou emoção nos funcionários da linha de produção, conforme noticiado pelo Estadão do dia. O então presidente da VW do Brasil, Wolfgang Sauer, chegou a depositar flores sobre a última unidade montada, um Série Especial azul.

Publicidade


O jornal da época cita a maior exigência do consumidor brasileiro por carros mais sofisticados como uma das principais razões do primeiro fim do Fusca no Brasil. A linha de montagem ficou ainda mais obsoleta com o lançamento do Santana, dois anos antes. Cada unidade do sedã mais luxuoso da marca demorava metade do tempo para ficar pronta do que um simplório Fusca. Isso ocorria porque o carro era praticamente todo montado a mão, e seu projeto dificultava a automação dos processos.

O modelo, no entanto, ainda voltou a ser fabricado em 1993, a pedido do presidente Itamar Franco, como incentivo ao carro popular. No entanto, apenas três anos depois, o Fusca foi definitivamente descontinuado. Apenas o México continuou montando-o, até 2003. A “irmã” Kombi, porém, continou em linha no Brasil até 2014, quando teve a produção interrompida após a exigência de air bags e freios ABS nos carros nacionais, equipamentos inviáveis de serem instalados na “velha senhora”.


Deixe sua opinião