
Um protótipo de Ford Mustang vai a leilão em março de 2015, nos Estados Unidos, e deve ultrapassar o valor de US$ 500 mil. Isso porque o exemplar foi desenvolvido pela própria montadora, a partir do modelo da primeira geração, conhecido Mustang 1964 1/2. O III Shorty é 406 milímetros, ou 16 polegadas, mais curto do que a versão que foi para as ruas e é um carro único, produzido para teste a partir da ideia do designer Vince E. Gardner, responsável por muitos projetos de sucesso. O modelo teve o entre-eixos encurtado, além de uma traseira com desenho exclusivo.
Além da extremidade traseira mais curta, o Shorty tem carroceria feita de fibra de vidro e é equipado com motor V8 do Mustang 260 aumentado para 302 polegadas, ou seja, 5,0 litros, alimentado por três carburadores e conectado a um câmbio automático.
Mas se você considera que “apenas” esses predicados não são suficientes para que o protótipo Mustang atinja as altas cifras no leilão, o Shorty também tem uma história única interessante no quesito sobrevivência.
Como a Ford decidiu não produzir a versão encurtada, o exemplar foi no Museu Henry Ford, e seria, depois, destruído. Porém, para não ter sua “criação” esmagada, o designer Gardner roubou o protótipo do museu e o escondeu em um armazém alugado. A Ford deu queixa do roubo mas a polícia só encontrou o veículo em 1965, quando o proprietário do armazém resolveu demolir a parede que escondia o carro, já que Gardner pagou o aluguel somente do primeiro mês.
Com a contenda, o Mustang Shorty acabou sendo comprado pelo funcionário da companhia de seguros e foi posteriormente vendido para o atual proprietário, que providenciou, no começo dos anos 2000 uma restauração completa para o Shorty.
O leilão será promovido pela América Leilões, no dia 28 de março, em Fort Lauderdale, na Flórida. E além da expectativa pelo valor, será o início de mais um capítulo na surpreendente história do Mustang Shorty.
Mustang Shorty 1964
Desenho original do protótipo com entreeixo mais curto.
Mustang Shorty 1964
Câmbio automático tem haste em T.
Mustang Shorty 1964
Trio de carburadores recebe tampa única, com a inscrição Mustang.
Mustang Shorty 1964
Roda clássica do Mustang também equipa o protótipo.
Mustang Shorty 1964
Com entreeixos mais curto, protótipo tem acabamento diferente no vigia do vidro traseiro.
Mustang Shorty 1964
Emblemático cavalo na grade dianteira deu ao Mustang o apelido de pony car.
Mustang Shorty 1964
Motor V8 é alimentado por três carburadores.
Mustang Shorty 1964
Um protótipo de Ford Mustang vai a leilão em março de 2015, nos Estados Unidos, e deve ultrapassar o valor de US$ 500 mil. Isso porque o exemplar foi desenvolvido pela própria montadora, a partir do modelo da primeira geração, conhecido Mustang 1964 1/2. O III Shorty é 406 milímetros, ou 16 polegadas, mais curto do que a versão que foi para as ruas e é um carro único, produzido para teste a partir da ideia do designer Vince E. Gardner, responsável por muitos projetos de sucesso.
Mustang Shorty 1964
Tampa do tanque de combustível no estilo aviação evidenciava a esportividade do modelo em 1964.
Mustang Shorty 1964
Velocímetro horizontal marca velocidade final em 120 milhas por hora, equivalente a 200 km/h.
Mustang Shorty 1964
Modelo é protótipo e não foi emplacado.
Mustang Shorty 1964
Capô tem presílhas esportivas.
Mustang Shorty 1964
Visão lateral mostra o entreeixos mais curto.
Mustang Shorty 1964
Interior é igual ao do modelo produzido, com bancos revestidos de couro.