Você está lendo...
Um jipinho militar à paisana na cidade
Carro do leitor

Um jipinho militar à paisana na cidade

O JEG é um jipe raro e pouco conhecido até por trilheiros experientes. Feito pelas empresas ABC Diesel e Dacunha, o modelo surgiu em 1977 inspirado em um protótipo militar apresentado pela Volkswagen no ano anterior, no Salão do Automóvel

16 de dez, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Um jipinho militar à paisana na cidade

GUILHERME WALTENBERG

O JEG é um jipe raro e pouco conhecido até por trilheiros experientes. Feito pelas empresas ABC Diesel e Dacunha, o modelo surgiu em 1977 inspirado em um protótipo militar apresentado pela Volkswagen no ano anterior, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Nove anos se passaram até o exemplar desta reportagem ser montado – só em 2008 ele chegou às mãos de seu atual proprietário, o empresário Tércio Gomes de Sá.

“Soube que ele pertenceu à Sabesp”, conta o apaixonado pelo jipe. Sá afirma que foram necessários 16 meses para que o modelo fosse totalmente restaurado e ficasse impecável.

Publicidade


“Desmontei o carro e troquei várias peças”, diz. Sá afirma que o fato de a mecânica ser a mesma da Kombi (o JEG usa a base do Volks encurtada em cerca de 40 cm), facilitou o processo. O motor é o 1.6 boxer e o câmbio, manual de quatro marchas.

O empresário, que é fã de jipes em geral, conta que “economiza” seus carros. “Uso apenas para fazer pequenos passeios.” O hodômetro do JEG marca apenas 12 mil km rodados.

Sá afirma que nem pensa em colocar seu xodó para andar na terra. Embora tenha sido criado para enfrentar terrenos acidentados, o modelo tem tração 4×2.


Ele elogia o bom desempenho do carro na cidade. “A direção é macia e, como o jipe é pequeno, é bem fácil de manobrar.”

O empresário diz que o câmbio curto permite ao JEG enfrentar subidas íngremes sem exigir frequentes trocas de marcha. Mas Sá não o considera um veículo bom de estrada. “Fui com ele uma vez ao litoral norte, mas foi muito cansativo”, diz.


Deixe sua opinião