Quando completou 50 anos de Brasil, a Volkswagen tinha como meta retomar a liderança de vendas, perdida no início da década anterior com a chegada de montadoras francesas e japonesas. Ontem (23), a marca alemã celebrou seu 60º aniversário no País sem alcançar o objetivo traçado há dez anos. A ofensiva para voltar ao primeiro lugar continua, e tem, como principal alicerce, a globalização de produtos.
No fim do ano, chega às autorizadas aquele que será o principal lançamento da VW no País nesta década, o Up. O sedã Santana e o utilitário Taigun também fazem parte deste pacote globalizado.
A empresa “nasceu” como montadora no Brasil no dia 23 de março de 1953. Foi quando começou a montar carros em um galpão no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. De lá, saíam exemplares Fusca e Kombi preparados com componentes importados da Alemanha.
Em 1959, passou da condição de montadora à fabricante. O Fusca começou a ser produzido no País, na fábrica recém-inaugurada em São Bernardo do Campo (SP), com 50% de peças nacionais. O carro, que saiu de linha em 1986 e teve releitura de 1993 a 1996 (conhecida como Fusca “Itamar”), foi um dos maiores ícones automotivos do mundo.
A Volkswagen também é fabricante de outro “best seller”. Lançado nos anos 80, o Gol ocupa a liderança de vendas há mais de 26 anos ininterruptos.
Na trajetória brasileira da Volks, há momentos de glória, derrotas e pioneirismo. Um dos capítulos mais controversos foi a da Autolatina, parceria com a Ford iniciada em 1987, apenas no Brasil, e que “morreu” em 1995 sem grande êxito.
No capítulo inovação, a montadora foi a primeira a lançar carros com tecnologia flexível, em 2003. Dez anos antes disso, o então presidente da empresa, Paul Fleming, mostrou ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o sistema que permite rodar com etanol e/ou gasolina em qualquer proporção.
A esta altura, no entanto, a liderança de vendas havia sido perdida para a Fiat, e, desde então, a VW está na segunda posição do ranking – chegou a ser ameaçada pela GM em meados da década.
Para celebrar seus 60 anos, a Volkswagen promoveu na semana passada um evento na Sala São Paulo, no centro da capital, com shows e a presença de personalidades e políticos.