Redação

17/04/2020 - 4 minutos de leitura.

Volkswagen Kombi faz 70 anos de muita história

Kombi foi um dos primeiros veículos a serem produzidos no Brasil e foi um dos marcos da indústria automobilística brasileira

Kombi teve muitas variantes produzidas, como uma versão picape Crédito: Volkswagen/Diuvlgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

É dificil encontrar um brasileiro que não tenha alguma história que envolva uma Volkswagen Kombi. O modelo chegou ao Brasil em 1957, mas seu lançamento data de 1950, como a Volkswagen Type 2, fabricada a partir da base do primeiro Fusca na Alemanha. A Kombi era feita no Brasil ainda com peças importadas, e um foi um dos primeiros carros produzidos no Brasil. Antes dela, apenas a Romi Isetta e e a DKW Vemaguet, de 1955 e 1956 respectivamente.

CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O conceito da Kombi foi desenvolvido pelo holandês Ben Pon, que viu na plataforma do primeiro Fusca, o Type 1, possibiidades de criar um furgão comercial. Os primeiros protótipos são ainda do fim dos anos 40, com Ben Pon tentando aprovar o desenho do modelo junto à Volkswagen. O modelo tinha o mesmo entre-eixos do Fusca, já que usava a mesma estrutura.

Continua depois do anúncio

A Kombi foi precursora em vários aspectos, com sua construção do tipo monobloco. O modelo foi um dos primeiros do tipo “forward control”, com o motorista à frente de todos os comandos, com motor e todos os outros sistemas posicionados abaixo ou atrás do condutor. Esse tipo de configuração permitia melhor aproveitamento do espaço interno. Isso era crucial para uma base pequena como a do Fusca.

O primeiro motor da Kombi alemã era um 1.1 boser com apenas 24 cv. Depois, o furgão foi recebendo melhorias, como motores mais potentes e mais capacidade de carga.


Por aqui, o modelo começou a ser produzida no Brasil em 1957 com motor e câmbio ainda importados da Alemanha. A potência já era de 36 cv, maior do que a do modelo de 1950.

A partir de então, o modelo brasileiro recebeu diversas melhorias ao longo dos anos. Mudanças no desenho das portas, melhorias na cabine e motores mais fortes estiveram entre as principais diferenças da Kombi no Brasil. No entano, o modelo feito em São Bernardo do Campo (SP), se manteve na mesma geração. Ela sempre foi muito semelhante à primeira dos anos 50.


Kombi brasileira

No Brasil, a história da Kombi é longa, tanto que o furgão foi produzido ininterruptamente pela Volkswagen brasileira entre 1957 e 2013. Isso fez da Kombi um dos modelos com mais tempo de produção ininterrupta do mundo. A Kombi só saiu de linha por causa das novas regras de segurança veicular que entraram em vigor em 2014. Elas exigiam air bags e freios ABS em todos os carros produzidos no País.

Em outros mercados, a Kombi recebeu novas gerações, e a Volkswagen até hoje produz modelos comerciais com relação distante com a “velha senhora”. Ainda assim, o modelo é, junto com o Fusca, um dos modelos mais emblemáticos já produzidos no País.

Notícias relacionadas

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Motor Fiat Fire sairá de linha no Brasil após quase 40 anos no mercado

História

BMW X5 completa 25 anos como principal SUV da marca bávara

História

Fiat Uno Turbo celebra 30 anos como um ícone de carro esportivo

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

VER TODAS AS OFERTAS