Volvo celebra 50 anos de seu primeiro sedã de luxo

Volvo 164 era versão de luxo com motor de seis cilindros e mais itens de conforto; foi primeiro Volvo a se considerado rival de Mercedes-Benz e Buick

volvo
Volvo 164 foi primeiro modelo de luxo da marca Foto: Volvo/Divulgação

A Volvo está preparando as comemorações para os 50 anos do 164, o sedã que foi o primeiro carro de luxo da marca. O modelo foi mostrado em outubro de 1968 como uma versão mais requintada do 140, mas com vários itens exclusivos. Inicialmente, o modelo foi pensado para usar um motor V8, mas acabou sendo lançado com um seis cilindros em linha de 3,0 litros.

+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook

O propulsor entregava 145 cv e demandou uma frente 10 centímetros mais longa, para acomodar o motor maior. Bem mais luxuoso que o 140, tinha bancos de couro e lã, vidros elétricos e ar-condicionado para os Estados Unidos.

O mercado americano, aliás, foi o primeiro a considerar o modelo concorrente de carros de luxo. Mercedes-Benz, Oldsmobile e Buick estavam na mira do 164.

Volvo histórico

O 164 foi substituído em 1975 pelo 264, sedã da série 200, que consagrou o visual “quadradão” dos Volvo. O estilo perdurou até o fim dos anos 1990, quando a marca voltou a usar linhas arredondadas e mais ousadas.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas