Thiago Lasco

31/03/2019 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 01/04/2019 | 10:22

VW Fusca de 1962 esbanja charme com acessórios de época

Volkswagen Fusca equipado com o antigo motor 1200 de 36 cv pertence ao empresário Marcos Rabinovich

O Volkswagen 1200 do empresário Marcos Rabinovich Crédito: Crédito: Hélvio Romero/Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Volkswagen Fusca é um carro fácil. Fácil de gostar, fácil de manter e ainda relativamente fácil de encontrar. Em cada cinco antigos com placa preta no Estado de São Paulo, um deles é Fusca, o que faz dele o modelo mais colecionado pelos paulistas.

CONFIRA O VÍDEO DA SEMANA: VW T-CROSS 1.0

Continua depois do anúncio

Mas há Fuscas e Fuscas. O exemplar do empresário Marcos Rabinovich é parte de uma safra rara. Feito em 1962, ele ainda roda com o motor 1200 de 36 cv com que saiu da fábrica. E sua originalidade foi preservada nos mínimos detalhes.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOU TUBE

“Quando comprei o carro, há doze anos, ele já estava bonito. Eu não quis fazer nenhuma intervenção, nem mesmo um furo para antena”, conta o dono. “Ele parece recém-saído da concessionária. Tudo funciona direitinho.”


+ Zelda é uma Kombi com vocação de estrela

+ Opala nasceu rústico e morreu sofisticado

+ VW SP2 de 1974 renasce das cinzas após dez anos de restauração


No painel, o espaço que seria destinado a um rádio conserva a tampa original, percorrida por um friso que atravessa também o porta-luvas. As calotas que guarnecem as rodas reluzem como espelhos. Logo acima da maçaneta que abre o capô, há um brasão. “Muitos incautos pensam que o escudo é da Alemanha, mas é de São Bernardo do Campo mesmo (onde a VW fabricava o modelo)”, explica o empresário.

Veja mais: detalhes da galeria

Acessórios de época dão toque especial ao Fusca

Além de íntegro, o “besouro” ostenta alguns acessórios de época, que lhe dão um charme a mais. Um deles é o retrovisor externo, idêntico ao do modelo alemão, com nervuras na parte traseira – enquanto a peça do Fusca brasileiro tem o corpo liso.

Outro é o estojo de ferramentas, revestido de veludo e guardado junto ao pneu reserva. “Com esses artefatos, é possível desmontar o carro inteiro”, garante Rabinovich, que guarda várias peças sobressalentes do VW em casa. “Alguns componentes, como os do sistema elétrico de 6 volts, são difíceis de achar”.


O histórico Fusca foi encontrado por Rabinovich em um evento, com a ajuda de um amigo. Antes disso, ele já havia tido um exemplar de 1962, o primeiro antigo de sua vida. Com frequência, o empresário é sondado por interessados querendo comprar o VW.

“Não há nada que seja invendável, a palavra ‘nunca’ não existe no meu dicionário. É tudo questão de se conversar. Mas sei que, se vender este carro, jamais encontrarei outro igual”, ele pondera.

Notícias relacionadas

Notícias

Adeus, Seat: marca espanhola do grupo Volkswagen vai acabar

Notícias

VW Brasilia: hatch de sucesso da Volkswagen completa 50 anos de história

Seminovos e Usados

Usados de luxo: o que verificar antes de comprar um carro antigo premium

Carro do leitor

Representante das transformações dos anos 1980, PAG Nick é pequeno atrevido

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS