1/10
10 CARROS QUE TENTAM SEDUZIR OS JOVENS
A Renault sabe que o Sandero tem um bom apelo junto aos jovens, com sua combinação de preço acessível, espaço interno e design interessante, e está sempre criando versões e séries especiais para esse público. O Sandero Vibe, por exemplo, traz detalhes na cor turquesa nos bancos e em aros de LEDs ao redor dos instrumentos e alto-falantes.
2/10
CHEVROLET ONIX EFFECT
A agressividade sugerida pelos detalhes em vermelho na cabine e pelas rodas invocadas passou longe do comportamento dinâmico, já que o motor é o mesmo comportado 1.4 de 106 cv de sempre. Mas as pitadas de esportividade do visual já são, no entender da marca, suficientes para atrair os jovens.
3/10
VOLKSWAGEN UP PEPPER
Série especial que virou versão, o Up Pepper tem adornos como rodas diamantadas e frisos vermelhos, que acrescentam apelo a um modelo que já nasceu descolado e pensado para os jovens. Como hoje é oferecido apenas com o motor 1.0 turbo de 105 cv, o carro é um foguetinho de bolso.
4/10
HYUNDAI HB20
OK, o modelo é um sucesso consolidado em todas as faixas etárias - está na segunda colocação entre os mais vendidos do País. Mas a Hyundai não cansa de criar séries especiais e edições limitadas para o HB20, e em todas elas é dado um talento extra no visual para atrair clientes mais jovens. (Mas mesmo nos catálogos que sugerem algo mais apimentado, como o R Spec ou o próprio Spicy, a performance é... a mesma do resto da linha.)
5/10
VOLKSWAGEN POLO
Na atual gama de hatches da Volkswagen, o Polo é definido pela marca como o produto mais 'aspiracional' da linha - ou seja, aquele que investe pesado em design e tecnologia, e pelo qual o consumidor aceitaria pagar mais caro que o normal. Para os jovens que se interessam por carros, o Polo tem tudo para estar entre os sonhos de consumo.
6/10
FIAT MOBI
A aposta da Fiat era que um subcompacto com desenho moderninho, preço de entrada camarada e um arremedo de conectividade (já que, no lugar da central multimídia, o carro usa o próprio celular do dono) seriam suficientes para emplacar entre os jovens. Mas o fraco motor 1.0 Fire e o pífio espaço traseiro não ajudaram.
7/10
FORD KA FREESTYLE
Que os utilitários-esportivos são a bola da vez, ninguém discute. Só que muitos consumidores gostariam de ter um SUV, mas não podem bancar um - os jovens, inclusive. Espertamente, a Ford criou uma versão do Ka que, com suspensão elevada, faróis máscara negra, molduras nas caixas de roda e rack de teto, tenta flertar com os desejos desse público. Para o diretor de marketing e vendas da Ford, Antônio Baltar, a “procura por um SUV as vezes não encontra o bolso do consumidor. O Ka Freestyle chega para mudar isso” .
8/10
JEEP RENEGADE
Dos SUVs à venda no Brasil, o Renegade é um dos que mais fazem sucesso com os jovens. O jeitão ao mesmo tempo robusto e descolado é um de seus grandes trunfos, principalmente para seduzir a molecada mais estradeira. Nos EUA, a estratégia de marketing da FCA para o Renegade é assumidamente focada no jovem, já que, naquele mercado, esse modelo é considerado compacto e, por isso, um bom candidato ao 'primeiro carro'.
9/10
MERCEDES-BENZ GLA
O jipinho GLA foi uma cartada estratégica da Mercedes-Benz. Além de atender à demanda mundial por SUVs, o modelo com linhas musculosas e ares esportivos ajudou a rejuvenescer a imagem da marca, tradicionalmente tida como 'de velhos', e agregar clientes mais novos para ela. A campanha de marketing do GLA no Brasil, com a rapper Karol Conka, é outro tiro certeiro nesse sentido.
10/10
VOLVO XC40
Eis outra montadora de luxo que está fazendo um aceno gigante ao público jovem (que nunca foi seu cliente, aliás). Com ar estiloso, o XC40 é o menor modelo já produzido pela sueca - e tem tudo para ser também o mais vendido. Na apresentação do produto para a imprensa, a Volvo comparou os SUVs a sapatos, diferenciáveis em tamanho - e, em meio a tantas imagens de calçados formais, o XC40 foi o único mostrado como um “sapatênis”.