10 indícios de que seu carro vai quebrar

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VAZAMENTOS NO CHÃO

Seu carro não fala, mas pode estar pedindo socorro. O mecânico Pedro Scopino, dono da oficina que leva seu nome, na zona norte da capital, ensina quais são os sintomas de que há algo errado. Um sinal de alerta são os vazamentos no chão da garagem – pode ser o lubrificante do motor, o fluido do freio, os óleos da transmissão ou da direção hidráulica. Oficina já!

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DIFICULDADE EM DAR A PARTIDA PELA MANHÃ

Há várias explicações possíveis: má vedação da bomba de combustível (foto), pane no circuito de partida a frio, desgaste das velas ou ainda obstrução dos bicos injetores.

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MOTOR FAZENDO BARULHO AO FUNCIONAR

O problema pode estar na lubrificação deficiente do motor, nos tuchos hidráulicos ou na correia dentada (foto) – se estiver com folga ou desgastada, é comum que a peça comece a “cantar”, no jargão dos mecânicos.

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PEDAL DO FREIO BAIXO OU ALAVANCA DO FREIO DE ESTACIONAMENTO ALTA

A principal causa é o desgaste acentuado dos componentes do sistema (dianteiro ou traseiro, conforme o caso), como lonas e pastilhas. Cuidado: o carro pode literalmente perder o freio.

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CONSUMO ELEVADO DE COMBUSTÍVEL

Seu carro tem ido demais ao posto ultimamente? Pode ser indício de desgaste de velas ou filtro de ar, bicos injetores (foto) obstruídos ou gotejando, ou ainda falha na bobina de ignição.

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RONCO AO RODAR SOBRE ASFALTO LISO

Das duas, uma: ou há pneus com banda de rodagem danificada (e risco de estourar), ou há algum rolamento (foto) desgastado – situação não menos grave, pois pode levar ao travamento súbito da roda.

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DESGASTE IRREGULAR DO PNEU

Pode ser mais acentuado no lado interno ou externo da banda de rodagem. Indica problema de cambagem ou alinhamento, com risco de o pneu estourar sem aviso.

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CONSUMO ELEVADO DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

O normal é nunca precisar completar o reservatório do líquido de arrefecimento. Se ocorreu alteração no nível, é porque há algum vazamento na mangueira (foto). Sem água, o radiador pode estourar.

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FOLGA NA ALAVANCA DE CÂMBIO

Pode ocorrer tanto em transmissões manuais como automáticas, e sinaliza que há uma bucha estourada ou cabo de engate quebrado. O risco é de, sem aviso, o câmbio escapar e não trocar as marchas.

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RANGIDOS NOS PEDAIS

Não vacile: rangido ao pressionar algum pedal é sinal de desgaste – ou na bucha do freio, ou nos cabos do acelerador ou embreagem. Os cabos podem se partir repentinamente e deixar você na mão.

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